Experimente dobrar simetricamente um mapa de Portugal Continental em quatro partes: no ponto de união das dobras encontrará Vila de Rei!
Limitado a norte pela ribeira da Isna, a sul pela ribeira do Codes e a oeste pelo rio Zêzere, o concelho assume-se como uma península, o que lhe confere características específicas bem expressas na paisagem. O território é bastante montanhoso, atingindo altitudes próximas dos 600 metros, como é o caso da Serra da Melriça, ex-libris concelhio por albergar o Picoto da Melriça – Centro Geodésico de Portugal.
Esta diversidade torna Vila de Rei num destino perfeito para turismo e desportos de natureza, passeios pedestres e dota ainda o Concelho de fantásticas zonas balneares, procuradas anualmente por milhares de veraneantes.
O Centro Geodésico de Portugal, a Aldeia do Xisto de Água Formosa e os Passadiços do Penedo Furado são também exemplos de locais muito procurados e visitados.
Realça-se as excelentes condições existentes para a prática de desportos TT/BTT, desportos náuticos, como o wakeboard (onde Vila de Rei possui uma das cinco estações da primeira estância de wakeboard do mundo), desportos de natureza e de aventura, pedestrianismo, sendo que o concelho possui singulares condições ao nível natural, bem como uma paisagem deslumbrante sobre a Albufeira de Castelo do Bode que banha inúmeros trilhos ao longo de cerca de 40 km.