A valorização e preservação do património histórico, etnográfico e cultural de tempos passados, conciliam-se com o desenvolvimento e a inovação da atualidade sob a forma de projetos que integram tradição e progresso e valorizam setores como o turismo, o desporto e a cultura.
Como importantes instrumentos de transmissão de cultura, o Museu Arqueológico do Alto Paiva, com o seu acervo de artefactos arqueológicos; o Museu Rural de Pendilhe com a missão valorizar a memória das alfaias agrícolas, das técnicas e das paisagens rurais da sub-região alto paivense e o Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira, demonstrando a presença da fé judaica por estas terras, são estruturas responsáveis pela preservação do património material e imaterial do concelho.
O Auditório Municipal Carlos Paredes procura instituir uma nova dinâmica cultural, contemplando as mais diversas manifestações artísticas e culturais.
Vila Nova de Paiva tem apostado no turismo de natureza e em projetos que promovem o seu riquíssimo património natural. O Parque Botânico Arbutus do Demo é um dos projetos emblemáticos do concelho e um dos mais importantes e significativos das últimas décadas, abrangendo as áreas do ambiente, do lazer, do turismo, da cultura e da ciência.
O Centro Municipal de Trail Running alia o desporto à natureza, apresentando cinco percursos distintos que evidenciam o património natural paivense.
O Rio Paiva, reputado como o menos poluído da Europa, apresenta as condições ideais para o desenvolvimento da Truta do Rio Paiva, um dos seus grandes atrativos. Em conjunto com os seus afluentes, o Rio Côvo e o Rio Mau, oferecem uma vasta rede hidrográfica que possibilitou o desenvolvimento de áreas de lazer, como as praias fluviais de Vila Nova de Paiva, Alhais, Fráguas, Touro e Vila Cova à Coelheira.
A gastronomia é uma das áreas que Vila Nova de Paiva tem vindo a promover. Certames como a Feira do Fumeiro do Demo, o Festival da Truta, o Festival do Pão e a Feira do Mel, aliados aos vários fins-de-semana gastronómicos que decorrem durante o ano com vista à promoção do que tem definido a sua gastronomia ao longo dos tempos: Trutas de Escabeche, cabrito, borrego, Cozido à Regedora, Escoado, Papas de Relão, broa e trigo de ovos cozidos nos fornos comunitários, queijo de cabra e cavacas, são iguarias que têm conseguido gradualmente estimular a economia local e promover o concelho e os seus produtos endógenos.