“Vila Nova de Poiares um concelho com futuro” não é só um slogan turístico, representa isso sim, a verdadeira essência de um concelho que, apostado no crescimento e num desenvolvimento harmonioso, não perdeu os pequenos detalhes que encantam os seus visitantes e munícipes.

Situada bem no centro do distrito, Vila Nova de Poiares é verdadeiramente fronteira entre o litoral e o interior do país, num equilíbrio perfeito entre o desenvolvimento do litoral e a qualidade de vida do interior. Ao longo das quatro freguesias do concelho, podemos encontrar paisagens naturais de ‘prender a respiração’, mas também uma gastronomia de excelência, um artesanato rico em tradições, mas também de condições ímpares para o desenvolvimento económico, com um dos maiores parques industriais da região, que é o habitat perfeito para o nascimento de projetos de inovação e empreendedorismo.

A Chanfana que vai à mesa ainda a fumegar é a preservação das mais genuínas receitas, como que um segredo bem guardado para o prazer dessa tradição. Descobrir sabores passa também por experimentar o arroz de bucho de Poiares ou os negalhos, e os “Poiaritos”, servidos para adoçar o final da refeição.

Pelos caminhos das Serras e montes podem apreciar-se os trilhos para a mais prazerosa caminhada e, para os mais aventureiros, esta é a terra ideal para experimentar os mais radicais desportos, como BTT, desportos motorizados, rappel e slide ou canoagem.

Nos trilhos da história escondem-se, nos mais pequenos recantos, os detalhes das mais antigas lendas e tradições. Vila Nova de Poiares esconde os segredos dos mais longínquos povos do megalítico, resquícios românicos e régios, ou os mais simples golpeares de cantarias e talhas de Igrejas e Capelas.

Da mais velha arte da pastorícia de criação de gado caprino tão enraizado na tradição das suas gentes, cresce, por entre a natureza, o costume e a inovação, o projeto diferenciador “POIARESCAPRILAND®”, procurando renovar oportunidades económicas e sociais e marcar-se como distintivo para a Região.

Vila Nova de Poiares conserva nas suas gentes, na sua arte de bem receber e simpatia, a maior das suas riquezas, pelo que as festas e romarias do Concelho são de verdadeira alegria e partilha, encontrando-se o seu expoente máximo na POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Gastronomia, de Caprinicultura, Agrícola, Comercial e Industrial”, onde as tradições se transmitem com toda a simplicidade e todo o esplendor.

A gastronomia, o artesanato e as paisagens naturais de beleza singular são alguns dos inúmeros motivos para uma visita a Poiares, que proporcionará certamente uma experiência única e cativante.