Viseu é uma cidade histórica de Portugal e da Europa, com mais de 2500 anos de história. Com ocupação humana desde a Idade do Ferro, foi sucessivamente Civitas romana, berço da ideia de nacionalidade, corte da mais insigne geração de Reis e príncipes portugueses, cidade renascentista. Hoje afirma-se como “A Melhor Cidade para Viver”.

A identidade de Viseu resulta de uma cultura de qualidade de vida, hospitalidade e tradição que se renova a cada passo. É a Cidade de Viriato, Cidade-Jardim e Cidade Vinhateira do Dão. Viseu é a conjugação perfeita dessa tríade mostrando-se como marca da região do Dão, com os seus infindáveis parques e jardins que sublinham o seu rico e diversificado património cultural.

Aqui encontramos um destino com uma agenda recheada de eventos de excelência, para todos os públicos, durante todo o ano. O mais reconhecido é a secular Feira de São Mateus, que contou com mais de 1 milhão de visitantes nas suas anteriores edições. Nos últimos anos, os três eventos enoturísticos“Tons da Primavera”, “Festa das Vindimas” e “Vinhos de Inverno” – têm vindo a destacar a identidade criativa e feliz que caracterizam a cidade.

Em 2019, Viseu foi “Destino Nacional da Gastronomia”, celebrando os melhores sabores da região. À mesa destacam-se a comida de conforto, o Rancho à Moda de Viseu, o cabrito e a vitela da região ou as enguias de conserva típicas da Feira de São Mateus Os Viriatos, as Castanhas de Ovos, as Filhoses de Mel de Várzea de Calde e o Pão de São Bento são parte da rica doçaria do concelho. A sua origem, a sua história e os seus ingredientes são parte da identidade viseense.

No coração da Beira Alta as portas estão sempre abertas a todos aqueles que desejam experienciar este apaixonante destino de excelência.