Vouzela é um concelho que se diferencia pelo seu património especialmente rico em valores naturais, gastronómicos e históricos. Aqui, ainda se preserva um bosque considerável de carvalho, fator decisivo para a imensa biodiversidade deste território. A conjugação entre a vegetação e o relevo cria locais de grande beleza, como a Mata da Penoita e a Mata de N.ª Srª do Castelo, esta última repleta de vestígios de ocupações ancestrais.

É também no concelho de Vouzela que se localiza a maior população portuguesa de Rhododendron ponticum ssp. baeticum, vulgo loendro. Embora ocorra disperso por vários cursos de água do concelho é na ribeira de Cambarinho que poderá contemplar uma das mais emblemáticas manchas.  Esta relíquia da floresta Laurissilva floresce em maio e junho, altura ideal para visitar estes locais. A pé, de bicicleta ou de carro parta à descoberta destes sítios mágicos, onde encontrará harmonia entre a vegetação e o relevo e contemplará momentos de pura tranquilidade.

Vouzela tem também uma gastronomia tão rica e variada como a sua paisagem! Desde a Sopa Seca de Alcofra, iguaria única proveniente desta freguesia caramulana, à afamada Vitela de Lafões IGP, uma carne suculenta e confecionada de várias e saborosas maneiras, terminando nos doces com o incomparável Pastel de Vouzela e o Folar de Vouzela. Apure os seus sentidos e delicie-se!

Parta à aventura e descubra o coração do Centro de Portugal!