O Centro de Portugal tem condições naturais privilegiadas para a prática de desporto. Venha desfrutar do bem-estar do corpo e da mente, do exercício físico e do contacto com a natureza. Descubra o lado mais desportivo do Centro de Portugal.
Desportos na neve
Suba a 2.000 metros de altura para tocar o céu no topo de Portugal, respirar o ar puro, apreciar o sol de inverno e contemplar o cenário idílico do branco da neve com o azul do horizonte. Está na Serra da Estrela, o único local em Portugal para desportos de Inverno. Prepare-se para uma emocionante descida e desfrute da sensação de deslizar numa das 19 pistas balizadas ou naturais, no snowpark da estância de esqui.
Pode sempre optar por uma descida no trenó ou donuts, diversão garantida para crianças e adultos. Se preferir a tranquilidade de um passeio, experimente motas de neve ou uma caminhada com a ajuda dos bastões e raquetes de neve, para descobrir os recantos da Serra que guardam paisagens à espera de serem desvendadas.
Ondas e Surf de elite mundial
Para os amantes do mar, o Oeste do Centro de Portugal oferece praias de ondas perfeitas. Visite Peniche a “capital da onda” e a famosa Praia de Supertubos, que acolhe provas mundiais de surf – Word Surf League.
Percorra depois cerca de 50 quilómetros ao longo da costa até ao “canhão da Nazaré” na Praia do Norte, e admire o esplendor da natureza com ondas gigantes que se elevam a mais de 30 metros de altura, onde o surfista Garret Macnamara detém um recorde mundial de maior onda surfada.
A uma hora de viagem, encontra a onda que é considerada “a maior direita da europa”, na Praia de Buarcos, Figueira da Foz. Prolongue aqui, a sensação de “leveza espiritual”, como descreve um surfista residente.
Mergulhar nas Berlengas
A melhor zona de mergulho de Portugal está no Centro de Portugal, ao largo de Peniche. O ecossistema marinho das ilhas Berlengas é um dos mais ricos das águas portuguesas, e um dos destinos prediletos para mergulhadores amadores ou profissionais.
Prepare o material de mergulho, e embarque numa aventura submarina para conhecer a diversidade da vida marinha que habita no mar, como estrelas-do-mar, polvos, safias ou peixes-lua.
Desportos náuticos
A extensa costa Oeste do Centro de Portugal torna propícia a existência de vários desportos associados ao mar, pelo que encontra vários desportos náuticos, para além dos já referidos, que pode praticar.
Experimente uma combinação de mar e vento e pratique windsurf, vela ou kitesurf na Ria de Aveiro ou no estuário do Mondego. Se preferir desporto em águas mais serenas, opte pela canoagem ou remo, num dos vários rios do Centro de Portugal. Se é fã de mais adrenalina faça rafting nas águas mais agitadas do Rio Paiva, ou acelere numa experiência de motonáutica. Para não molhar os pés, pode sempre decidir-se pela prática de nautimodelismo ou pesca desportiva.
A Aventura de conhecer a pedalar
Explore a pedal os locais mais fantásticos do Centro de Portugal. Antes de se fazer à estrada e aos trilhos, informe-se sobre programas de percursos, nos Centros de BTT. Nestes espaços pode conhecer as redes de trilhos, e usufruir de condições próprias para a prática de BTT, como balneários e estação de serviço para bicicletas.
Entre os vários roteiros que pode descobrir, no Centro de BTT em Manteigas, na Serra da Estrela, pode pedalar em 150 quilómetros de trilhos enquanto inspira o ar puro da Serra, com cheiro a terra e floresta.
Para atividades menos radicais, dispõe ainda de várias rotas temáticas que pode desfrutar, em ritmo de passeio.
Prepare a mochila e parta à aventura!
Golfe
Se é num campo de golfe que encontra o prazer do desporto, no Centro de Portugal, nomeadamente na vila de Óbidos, situam-se campos de golfe de renome internacional, como o Praia D`El Rei e Beach Resort, desenhado por Cabell Robinson, par 73. Ainda na mesma vila, entre o mar e a lagoa de Óbidos, visite o Royal Óbidos Spa & Golf Resort e ainda o Bom Sucesso – Design Resort, Leisure and Golf.