A Casa Aido Santo é uma casa rural, de finais do século XVII, tipicamente beirã, formada por dois pisos em torno dum pátio. Na sua origem esteve ligada a uma ordem religiosa, e insere-se numa zona de actividades agrícolas, que foi determinante para a vida das pessoas que aqui viveram.

Ao aspecto maciço e fechado, corresponde um espaço interior cheio de recantos e pormenores que se vão descobrindo. Aprecia-se na casa a ligação que esta teve à vida agrícola, com as pias de granito, utensílios de trabalho no campo, o fole ferreiro, o tear, o carro de bois, a debulhadora de milho e tantos outros pormenores.O interior da casa está ricamente decorada com móveis do século XVIII e XIX, telas, arte sacra e peças de faiança portuguesa.

No núcleo da casa está uma imponente e robusta lareira, com as suas colunas de estilo românico, e a sala de jantar, com mesa e armário rústico, do século XVIII. A seguir está a cozinha, com o seu forno de lenha, que ainda é utilizado para confecionar as deliciosas receitas regionais.

Registo Nacional de Turismo ET nº 1238

Nota: Texto e Imagem retirados do site http://www.casamuseu.com/