As vinhas de Vinha de Reis são propriedade da família com o mesmo nome, há pelo menos quatro gerações. Localizada na Região Vitivinícola Portuguesa do Dão, Sub-região dos Silgueiros, inclui 7 parcelas de vinha num total de 15 hectares de área, na posição geográfica (40⁰35’56”N; 7⁰55’32”O), 430 m acima do nível do mar, com vista para o rio que dá nome à região.

A maior e mais significativa delas é a Quinta de Reis, situada no peculiar “terroir” da vila de Oliveira de Barreiros, de onde podemos avistar a paisagem rústica da Serra da Estrela. As vinhas estão instaladas em cordão “Royat ameixa”, orientação Norte-Sul e distribuídas pelas castas (Touriga-Nacional, Tinta-Roriz, Jaen e Alfrocheiro para o tinto, Encruzado, Malvasia-Fina e Bical para o branco), dispostas conforme as melhores técnicas enológicas e a experiência centenária aconselha. A viticultura é realizada com os mais novos padrões de requisitos técnicos e respeito pela natureza; a poda, a sacha dos frutos e a colheita são feitas manualmente.

O atual proprietário, Jorge Reis, que praticava Ginecologia-Obstetrícia e foi diretor do Hospital São Teotónio-Viseu até 2002, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à viticultura e à enologia desde a reforma. Para isso, fez estudos específicos na Escola Superior Agrária de Viseu e obteve o diploma. Em 2003 procedeu à reabilitação da antiga adega (1924) da quinta, dotando-a da mais moderna tecnologia enológica. O seu esforço, conhecimento e sensibilidade foram reconhecidos em 2006 com a conquista do prémio “Melhor Vinho do Dão” .

A Quinta de Reis produz o rótulo VINHA DE REIS para vinhos tintos e brancos e em anos excecionais o vinho tinto WINE NOTE.

Registo Nacional de Turismo ET nº 7461

Nota: Texto e Imagem retirados do site http://quintadereis.com/