É no lugar da Cumieira, freguesia de S. João de Lourosa, concelho de Viseu, que podemos encontrar os cerca de dez hectares de vinha da Quinta dos Penassais.

Os vinhedos fazem parte desta empresa familiar, exclusivamente ligada ao sector vitivinícola, que mantém assim a tradição e a sua história desde 1385. Estão situados em solo de natureza granítica, apresentam exposição sul, uma idade média superior a 25 anos e com uma produção sensivelmente de 40 mil litros de vinhos tintos e 15 mil litros de vinhos brancos.

 castas existentes no encepamento das vinhas, são somente as recomendadas para esta Região Demarcada do Dão, destacando-se com uma percentagem elevada a casta Touriga Nacional em tintos e casta Encruzado em Brancos.

Os vinhos tintos são o resultado, de uma vinificação efectuada em lagares tradicionais, cuja fermentação é cuidadosamente controlada pelo enólogo Eng. José Carlos Oliveira. Estes vinhos são encorpados, macios, de cor rubi, realçados no aroma com sabor a frutos silvestres.

Nota: Texto retirado do site https://sites.google.com/view/quintadospenassais/