Would you like to be redirected to the international site? If so, please choose a language below:
6ª edição do BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça
Nesta edição preparou-se, para o público escolar e para a comunidade em geral, um vasto programa que passa pelo cinema, teatro, dança, literatura oral e escrita, exposições, sustentabilidade ambiental, rock e muito, muito mais!!!
“Moçambique” – companhia Mala Voadora
O espetáculo de abertura do festival dá o mote para o festival: a Língua Portuguesa, ou melhor, a Lusofonia no seu sentido mais universal. De Portugal à América do Sul e a África, da Ásia à Oceânia a língua portuguesa atravessa o mundo e traz de volta, consigo, outras culturas, tornando-a umas das línguas mais belas e mais ricas do mundo.
A peça, “Moçambique” retrata, de forma simbólica, a história do país, das suas vicissitudes políticas, da sua situação no contexto da Guerra Fria, das tramitações da economia internacional a que o país recém-independente foi sujeito. Para Jorge Andrade, fundador da Mala Voadora e encenador da peça, “Moçambique” faz parte da sua história de vida, ainda que seja inventada, resultando num terreno especulativo para o que podia ter sido e não foi. Uma história ficcionada de modo a tocar questões histórico-políticas de Moçambique e refletindo sobre uma série de outras. 14 de outubro, 21h, Cine-Teatro de Alcobaça.
Gala Books & Movies » homenagem ao escritor angolano Pepetela!
Depois de Manoel de Oliveira, Ana Zanatti, Mário Zambujal, Rita Blanco e Ruy de Carvalho a 6ª edição do Books & Movies irá contar com a presença do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido mundialmente pelo pseudónimo Pepetela. Traduzido em 21 línguas, é um dos grandes escritores lusófonos da atualidade.
A escolha de Pepetela prende-se com o prestígio e o reconhecimento internacional que o escritor lusófono tem vindo a obter ao longo das últimas décadas. As suas obras refletem sobre os problemas da condição humana, questões que dizem respeito a todos nós.
Na Gala será também entregue o Prémio Internacional Books & Movies (modalidade: Roteiro de Viagem Escrito). O fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge foi o grande vencedor desta edição com a obra “Viagem com Rio à vista”, sob o pseudónimo Afonso Borda d’Água. Na nota justificativa da atribuição do prémio, o júri do concurso refere-se que “numa prosa cuidada e envolvente, este trabalho consegue, ao mesmo tempo, criar um roteiro integral que lança um apelo ao seu leitor para partir e o repetir ou recriar, comprometendo-o como terceiro companheiro de viagem que, sem sair de casa, entra e sai das cidades europeias, sem nunca deixar de ver o rio por uma janela – a das emoções e dos sentimentos mais nobres, como o amor”. 20 de outubro, 18h, Cine-Teatro de Alcobaça.
O espetáculo de rua “Sorriso”, da companhia Teatro Só, retrata uma linda história de amor, que não se inspira em Romeu e Julieta, mas sim na vida em comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.
Mais um espetáculo grandioso e memorável, junto ao Mosteiro de Alcobaça. “Sorriso” foi condecorado, em 2018, com o Prémio de Melhor Espectáculo – ViaThea Görlitz/Zgorzelec International Street Festival (Alemanha). 19 de outubro, 21h, zona envolvente do Mosteiro de Alcobaça.
100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen:
“A beleza é simplicidade, verdade, proporção. Coisas que dependem muito mais da cultura e da dignidade do que do dinheiro.” Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de novembro de 1919 — Lisboa, 2 de julho de 2004)
No ano em que se celebram os 100 anos do seu nascimento, estas palavras são ainda muito atuais e ilustram bem o espírito do festival Books & Movies: trazer a cultura, de várias dimensões, para toda a comunidade, a educação para a cidadania. Nesta edição do festival, haverá várias oportunidades para celebrar a vida e a obra da ilustre escritora portuguesa, poetisa, mulher de cultura que tanto fez pela nossa língua:
“Escutar Sophia – Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen” nos dias 18 e 19 de outubro, integrado nas comemorações nacionais oficiais.
O colóquio junta em dois dias os maiores especialistas na carreira e na obra da autora, oriundos de Portugal, Espanha e Itália. 18 e 19 de outubro, Biblioteca Municipal de Alcobaça.
“A Viagem de Sophia”, estreia nacional do último espetáculo companhia SA Marionetas, de Alcobaça, que a partir do texto “A viagem” e do livro “Contos Exemplares” retratam o universo e as personagens de Sophia de Mello Breyner Andresen. Dias 15, 16 e 17 de outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça.
(…)
Mais destaques da programação AQUI
Programa completo AQUI
6ª edição do BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça
13 a 20 de outubro de 2019 | Alcobaça
ENTRADAS GRATUITAS
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Informações / esclarecimentos / contactos:
gcrp@cm-alcobaca.pt | Tel. 262 580 844
facebook /municipioalcobaca | www.cm-alcobaca.pt
© município de alcobaça 2019
Outros eventos que podem interessar
365 dias de festa
Festas da Cidade e Festival Internacional de Acordeões do Mundo
Oeste
Torres Vedras
VER EVENTO
ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo
Oeste
Torres Vedras
VER EVENTO
3º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
Oeste
Alcobaça - Sobral de Monte Agraço
VER EVENTO








