521.º aniversário do nascimento de Damião de Gois

Em fevereiro, celebram-se os 521 anos sobre o nascimento de Damião de Góis, humanista natural de Alenquer e figura importante da história de Portugal, através do evento Alenquer Terra de Damião de Gois.

De 1 a 28 de fevereiro, decorre mais um “Alenquer, Terra de Damião de Góis”, no qual o município volta a dinamizar um conjunto de iniciativas para celebrar a vida e obra do humanista, considerado um dos grandes pensadores do seu tempo.

Como vem sendo habitual, a maior parte das atividades é gratuita, procurando ir ao encontro dos mais variados públicos, ainda que o ciclo acabe por estar mais direcionado para os interessados na temática.

Uma vez mais, e novamente a pensar na continuidade do legado de Damião de Góis, o município parte para esta iniciativa com o mote de aproximar dos mais jovens esta importante figura da história de Alenquer e do país.

Para os interessados, o município deixa a promessa de poderão encontrar uma programação especial, com workshops, conferências, tertúlias, concertos, caminhadas, jantares e até uma feira do livro temática.

Museu_Damiao_de_Gois_Alenquer

Dentro de portas, serão dinamizadas visitas pelo museu com uma componente mais histórica, aproveitando um espaço que é, por si mesmo, uma homenagem a Damião de Góis.

Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição foi inaugurado em 2017, precisamente no local adquirido pelo humanista para ser sepultado, no coração da sua terra-natal.

A obra arquitetónica nele inserida tem sido candidata a prémios em diversos continentes e é também presença constante nas melhores revistas da especialidade em todo o Mundo.

É no museu que tem início a programação, a 1 de fevereiro, com a feira do livro temática. O dia seguinte marca o arranque das atividades propriamente ditas, com a cerimónia de celebração dos 521 anos sobre o nascimento do humanista alenquerense (2 de fevereiro de 1502).

O programa completo está disponível em alenquerterradedamiaodegois.pt

Fevereiro é mês de Damião de Góis e Alenquer vai continuar a celebrar a História.