Município de Leiria organiza a iniciativa “As Cortes de Leiria de 1254”, uma recriação histórica que, em tempos de pandemia, regressa ao local da sua génese: o Castelo de Leiria.

“Estes tempos de confinamento levaram as pessoas a refletirem sobre os valores da liberdade e da democracia. As Cortes de Leiria de 1254 marcam a origem do parlamento com a participação democrática de todas as classes sociais de então. Assinalamos assim este valor único da participação, do debate de ideias, através de uma programação diversificada para todos os públicos.” afirma a Vereadora da Cultura, Anabela Graça.

Esta iniciativa pretende marcar na memória coletiva a realização da recriação histórica, garantindo aos leirienses animação alusiva à época, retratada num período em que muitas famílias se encontrarão em período de férias de verão, mas salvaguardando sempre a segurança e bem-estar de todos os intervenientes, de acordo com as normas vigentes emanadas da Direcão-Geral de Saúde.

O evento conta com animação deambulante com música, teatro, exposições e performances de falcoaria com a participação de Companhia MarimbondoTEN_TART Grupo de TEatroBoca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, Thorsten Gruetjen, Lega SensoTe-Ato – Grupo Teatro de LeiriaO Nariz Teatro, O Gato Teatro Marrazes, TASE – Teatro de Animação de Santa EufémiaManipulartes Teatro de MarionetasGrupo Teatro ApolloSport Operário MarinhenseSport Império MarinhenseCaosArteO Alguidar – Associação de Desenvolvimento CulturalLôa TrovadorescaEncerrado Para ObrasGambuzinosGaitas SirigaitasPorta da Traição e ArtFalco – Embaixadores da Natureza.

Durante os fins-de-semana do mês de julho, entre as 10h00 e as 18h30 (última entrada no Castelo às 17h30).

Mais informações neste link.

Leiria espera por si!