Trata-se de uma organização do Município de Pinhel em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior para trazer e reunir, neste certame, o melhor da Beira Interior.

Assenta numa forte crença sobre o potencial destes territórios, que merecem um lugar de destaque, quer no panorama nacional quer além-fronteiras.

A edição tem o carater de anual e ocorre geralmente no terceiro fim-de-semana de novembro, em Pinhel.

Trata-se de um evento que vem dando provas da sua mais-valia e alcançando meritoriamente um lugar no panorama dos eventos regionais, com projeção nacional;

Este certame prova a Importância de sair da nossa zona de conforto: criar sinergias com o território envolvente, alargar a abrangência dos nossos eventos, envolver mais entidades locais e em particular regionais.

A cooperação trás uma maior participação, uma maior transferência de conhecimentos e de experiências que de outra forma dificilmente ocorreria.

A ação conjunta contribui para estreitar laços de confiança, viabilizar o estabelecimento de parcerias servindo de base para a consolidação de uma identidade regional necessária a uma comunidade territorialmente localizada.

A importância da inovação e da diferenciação regional para a construção de um sistema regional de inovação que produzirá maior autonomia e maior competitividade.

A aposta é exatamente a de continuar a mostrar e divulgar ao máximo os nossos produtos endógenos – da Beira Interior, e este certame representa isso mesmo, uma palavra de incentivo aos nossos produtores para que não desistam.

Atualmente o certame conta com 50 expositores, produtores de vinho e produtores certificados de sabores endógenos e próprios da Beira Interior.

Internacionalização do evento – Gala de Entrega de Prémios do Concurso Internacional de Vinhos – Vinduero-Vindouro – maior concurso de vinhos da Península Ibérica

Na décima terceira edição do Concurso Prémios VinDuero-VinDouro participaram mais de 500 vinhos de 75 menções geográficas diferentes de Espanha e Portugal.

Uma clara iniciativa de colaboração transfronteiriça.

Galeria Vinduero-Vindouro – Cerca de 300 garrafas de vinho, dos premiados, vão estar disponíveis para degustação do público em geral.

Concurso “Escolha de Imprensa” – cerca de 20 jornalistas, de renome a nível nacional, vão estar em Pinhel, durante o fim de semana, a premiar os nossos vinhos e a descobrir o nosso território.

– Uma forte aposta na diferenciação!

O certame “Beira Interior – Vinhos e Sabores” para além de dar a conhecer os vinhos da região, que têm qualidade e potencial e além da possibilidade de provar e adquirir alguns dos melhores vinhos, quem nos visita pode contactar de perto com os produtores e acompanhar os néctares com uma apetecível oferta de queijos, enchidos, doçaria e outros produtos de qualidade.

A cidade de Pinhel fica situada no centro de uma região vinícola de reconhecido sucesso na produção, Pinhel é um local privilegiado para uma apresentação coletiva dos produtores de vinhos da Beira Interior.

São três dias intensos de promoção de produtos regionais de inegável valor económico, cultural e turístico e de grande diversidade de atividades: salão de vinhos, seminário, mostra gastronómica, provas comentadas de vinhos, showcooking com chefes de renome e muita animação musical.

Atividades incluídas na programação do evento

– Concurso de Vinhos “Beira Interior – Vinhos e Sabores”

– BTT Cidade do Vinho

– Promoção Enoturismo

– Provas comentadas

– Bussiness Show Room

– Showcooking e Harmonizações Vínicas

– Animação Musical

– Restauração e Gastronomia

https://www.facebook.com/beirainteriorvinhosesabores/videos/323261775140320/