No dia 2 de outubro, o tema da festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo será “D. Mendo, a Donzela que se fez Varão”. Um romance antigo (pequeno canto épico) que simboliza a força e o poder da mulher – e cujos pormenores serão desvendados no evento. Estando a figura feminina em grande destaque, a cabeça-de-cartaz só podia ser uma das grandes mulheres da música portuguesa dos nossos tempos, Capicua.

O programa inclui ainda uma conferência “Donzela que se fez Varão”, sobre o poder e a liberdade da mulher; um showcooking e jantar com o chef Álvaro Costa e uma visita guiada/percurso performativo partindo da temática do evento, com a participação de atores profissionais da Cooperativa Artística da Raia Beirã (CARB) e elementos da comunidade.

Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número de telefone 271 570 020 ou e-mail turismo.almeida@cm-almeida.pt, ou as Aldeias Históricas de Portugal (inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com), o Café Venceslau (marcação presencial), ou a Junta de Freguesia, junto dos números de telefones 912 149 316 ou do e-mail uf.cmamm@gmail.com.

Programa do evento e limite de participantes
Castelo Mendo
18h – Conferência “Donzela que se fez varão” – O poder a liberdade da mulher – 15 pessoas
Local: Interior da Igreja de Santa Maria
Transmissão via livestreaming

19:30h – Showcooking e Jantar com Chef Álvaro Costa – 60 pessoas
Inclui criação e apresentação do novo Licor de Amora.
Local: Largo do Pelourinho

21:30h – Concerto “Capicua” – 80 pessoas
Local: Largo do Pelourinho
Livestreaming

23h – Visita guiada/percurso performativo partindo da temática “DOM MENDO – Donzela que se fez Varão” – 20 pessoas x 3 grupos
Com o envolvimento de atores guias profissionais CARB e elementos da comunidade.
Local: Início na porta da Vila.