A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em colaboração com os diversos municípios e no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, prepara-se para apresentar o espectáulo de teatro itinerante: “Invasões Francesas na Beira Baixa”.

A iniciativa contempla a criação de um espetáculo de teatro em cada um dos 6 municípios que integram a CIMBB: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Embora o projeto tenha partido de um guião único, o resultado final é a apresentação de 6 peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada concelho e que contam com a participação de pessoas e entidades diferentes. 

Todos os espetáculos serão apresentados ao longo do mês de julho, gratuitos, mas condicionados à lotação dos vários locais onde decorrem. O primeiro é já no dia 3 de julho, às 21h, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia em Oleiros.

Além da apresentação pública, está prevista também a transmissão em direto dos espetáculos, através das redes sociais, garantindo desta forma que os conteúdos culturais produzidos possam chegar a diferentes públicos.

Para além de “Invasões Francesas na Beira Baixa”, está prevista para o segundo semestre de 2021 uma produção artística, a decorrer em moldes semelhantes, sobre a temática da “Água”. A CIMBB entende que o envolvimento das associações e comunidade local é fundamental para aproximar a população do património histórico e legado cultural relevante de cada Município e da Beira Baixa.