A Bonifrates apresenta a reposição do recital «(Re)habitar – recital itinerante pelas casas dos poetas», ao longo de um percurso pela Alta e pela Baixa de Coimbra, em duas sessões, nos dias 27 de junho e 11 de julho de 2020, a partir das 16.00 horas.

São objetivos principais desta iniciativa: passear pelas ruas da Alta e da Baixa de Coimbra. Descobrir nas casas “testemunhos de vida”, reencontrar as palavras de poetas nas casas que habitaram, nos lugares de partilha que sentiram como segunda casa; deixar que “as casas de fora nos olhem pelas janelas” e reconstruam, através das palavras dos poetas, as ruas da rota que queremos traçar.

O percurso do itinerário será o seguinte: Biblioteca Joanina – Pátio das Escolas – Faculdade de Letras – Museu Machado de Castro – Sé Nova – Rua da Matemática – Rua das Flores – Couraça dos Apóstolos – Santa Cruz – Café «A Brasileira»  – Sé Velha – Torre do Anto – Casa da Escrita.

E são estes os poetas que serão visitados neste percurso:  Adolfo Casais Monteiro, Afonso Duarte, Antero de Quental, António Nobre, António Simões, Benedicte Houart, Camilo Pessanha, Carlos de Oliveira, Cristóvão de Aguiar, Edmundo Bettencourt, Eugénio de Castro, Fernando Assis Pacheco, Fernando Namora, Herberto Helder, João Damasceno, João José Cochofel, João Rasteiro, Joaquim Namorado, Jorge Fragoso, José Afonso, José Régio, Luís Quintais, Manuel Alegre, Manuel António Pina, Mário de Sá-Carneiro, Miguel Torga, Rosa Oliveira, Ruy Belo , Sá de Miranda, Virgílio Ferreira, Vítor Matos e Sá.

A participação no recital itinerante “(Re)habitar” tem lotação limitada (serão organizados grupos respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde em vigor). É obrigatória a inscrição prévia para o email bonifratesbilheteira@gmail.com ou pelo telefone 916 615 388 (após o contacto ser-lhe-á indicada a forma de pagamento do bilhete). Antes da inscrição deve ter-se em atenção que o percurso proposto é integralmente a pé e tem, aproximadamente, a distância de 5 quilómetros e a duração de 3 horas, desde a Alta à Baixa de Coimbra e terminando na Casa da Escrita. Os espectadores devem também levar calçado adequado. Proteja-se a si e aos outros usando uma máscara de proteção durante o recital, que será oferecida com o preço do bilhete. O ponto de encontro / casa da partida é a Biblioteca Joanina, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, onde serão organizados os grupos.
PREÇO DOS BILHETES
Normal – 6 euros. Estudante – 4 euros. Clube amigos da Bonifrates – 3,50 euros
Os bilhetes poderão ser levantados entre as 15.30 e as 16.00, junto à Biblioteca Joanina.