A Região de Coimbra presta homenagem aos 50 anos do 25 de abril de 1974 com várias iniciativas pelos seus municípios
Confira os vários programas comemorativos dos 50 Anos do 25 de Abril a realizar pela Região de Coimbra, que vão desde exposições, conferências, espetáculos, arte pública, ações educativas, eventos literários, homenagens, edições e espetáculos.
Arganil associa-se às comemorações dos 50 anos sobre o 25 de abril
O Município de Arganil, unindo-se às comemorações anunciadas e que se vão realizar um pouco por todo o país, celebra durante o próximo mês, o cinquentenário do 25 de abril, marco da democracia em Portugal e símbolo das grandes transformações económicas, sociais e culturais no país desde então.
Sob o mote: recordar, partilhar, aprender, ensinar, debater e celebrar, 50 anos depois, pretende destacar aquelas que foram as principais conquistas que este acontecimento legou a Portugal e aos portugueses, não deixando cair no esquecimento a sua importância histórica.
Saiba toda a programação cultural diversificada em Celebrar Abril no Município de Arganil.
Cantanhede celebra as Comemorações dos 50 Anos do 25 de abril
A Câmara Municipal de Cantanhede convida à comemoração dos 50 anos da Revolução através de um conjunto de iniciativas.
Exposição Mulheres do 25 de Abril | 2 a 30 de abril
Mulheres do 25 de Abril é uma exposição sobre Mulheres que se opuseram à política do Estado Novo (1933-1974) e, por ele foram perseguidas, presas, torturadas e exiladas. As Mulheres retratadas foram algumas das que se opuseram ao regime ditatorial de Salazar. Os textos poéticos são de António Canteiro; as pinturas em acrílico, de Mário Marques.
A sede da Associação de Moradores da Praia da Tocha terá uma exposição evocativa do 25 de Abril de 13 a 20 de Abril
Coimbra celebra os 50 anos do 25 de Abril
O Município de Coimbra celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas, saiba toda a programação.
Condeixa-a-Nova celebra 50 anos do 25 de Abril com Ciclo de Palestras
Em ano de cinquentenário da revolução de Abril, o município de Condeixa, promove exposições e palestras para assinalar os 50 anos do 25 de abril dando destaque a Mário Soares, figura incontornável na democracia portuguesa. No mês de aniversário de Fernando Namora assinala a amizade que os unia e a luta de ambos pela liberdade, num caminho difícil de censura e repressão.
Comemorações do 25 de abril na Figueira da Foz
No Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz está patente abril, na Sala de Ilustração, a exposição “Expo Oficinas e Abril”, de Abi Feijó.
No âmbito do protocolo com o Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, para desenvolvimento de atividades integradas no Plano Nacional de Cinema, esta exposição tem a curadoria de Álvaro da Graça de Castro Feijó, mais conhecido por Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico português de animação.
“Expo Oficinas e Abril” é uma exposição de trabalhos realizados no âmbito das oficinas de cinema de animação, junto de diversas escolas públicas e privadas, dinamizadas pela Casa Museu de Vilar e Abi Feijó, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Alto Tâmega e Sousa, os Municípios de Marco de Canaveses, Felgueiras e Lousada, e apoio financeiro do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Paralelamente, estão em exibição os filmes de animação “”O Lápis Azul”, “A Noite sai à Rua” e “O Cravo da Liberdade” relacionados com a temática do 25 de Abril e realizados no âmbito das referidas oficinas. Muitos dos filmes produzidos têm marcado presença em festivais de Cinema de Animação
nacionais e internacionais. A inauguração terá lugar no dia 3 de abril, pelas 17h30, com a presença de Abi Feijó.
A entrada é livre.
IV Concerto, Canções de Abril | Auditório Madalena Biscaia Perdigão | 6 de abril
Concurso «O que representa para mim o 25 de Abril de 1974» | Até 12 de abril
Exposição Itinerante «Intervenientes de Abril» | Até 29 de abril
Saiba mais informações no site do Município da Figueira da Foz.
Góis apresenta uma programação cultural diversificada do 50º aniversário do 25 de Abril
O Município de Góis, num ano importante para o nosso país, apresenta, até dia 24 de Novembro, uma programação diversificada para comemorar o 50º aniversário do 25 de Abril [1974-2024], no nosso concelho.
Consulte e acompanhe o programa completo.
Lousã comemora os 50 anos do 25 de Abril
O Município da Lousã terá várias iniciativas inseridas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Toda a programação disponível no site do Município da Lousã.
MEALHADA COMEMORA 25 DE ABRIL COM ARTE, LITERATURA, MÚSICA, EXPOSIÇÕES E VISITAS GUIADAS
Comemorações, conferências, cinema, exposições, música, literatura e visitas guiadas integram o programa da Câmara Municipal da Mealhada para celebrar os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974.
As comemorações alusivas ao cinquentenário da Revolução do Cravos já começaram, nomeadamente com o Festival Literário da Mealhada se centrou em autores que lutaram pela liberdade, mas terão o seu auge neste mês de abril, sob diversas formas culturais e em vários espaços municipais.
A sessão da Assembleia Municipal da Mealhada, na manhã de 25 de abril, marca o momento mais solene das comemorações, mas estas serão de tal forma abrangentes que incluem a inauguração da obra do artista Bordalo II, “BIG TRASH ANIMALS” e “PROVOCATIVE”, no centro da cidade, um espetáculo noturno, ao ar livre, que cruza o teatro, a música, a dança, o vídeo e a luz, com a participação de associações culturais do concelho, e até uma visita guiada que levará os participantes na pegada de Álvaro Cunhal e da sua mulher, Sofia Ferreira, pelo Luso, local onde foi preso peal PIDE.
Apesar do programa concentrar a maior parte das iniciativas em abril, as comemorações prolongam-se até novembro, nomeadamente com exposições em diversos locais municipais. “A censura na obra literária de Tomás da Fonseca”, estará patente no Polo de Leitura da Pampilhosa, em maio, “25 de abril, ontem, hoje e amanhã”, será exibida nas ruas da Mealhada, em junho, e “Ato (DES) colonial”, poderá ser vista na Biblioteca Municipal da Mealhada, em julho. Para setembro, outubro e novembro, estão previstas as exposições “Estudantes estão na rua”, “Mulheres e Resistência” e “Adeus Pátria e Família”, na Biblioteca Municipal da Mealhada.
Toda a programação disponível no site do Município da Mealhada.
Mira comemora o 50º Aniversário do 25 de Abril
Saiba todas as iniciativas na agenda de Abril do município.
Montemor-o-Velho | Programa Comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974
Confira toda a programação cultural diversificada em Celebrar Abril no Município de Montemor-o-Velho.
50 ANOS DO 25 DE ABRIL DE 74, PELO MUNICIPIO DE MORTÁGUA
O dia 25 de Abril de 1974 constitui uma data histórica e marcante da nossa vida coletiva, que nos trouxe a liberdade, a democracia e a consagração constitucional de direitos fundamentais.
O Município de Mortágua convida-o a participar nas diversas atividades que irão decorrer ao longo do ano, mantendo vivo o ideário de Abril.
“PELO POVO E PELAS SUAS LIBERDADES”
Confira no site do município toda a programação disponível.
Comemorações dos 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗔𝗯𝗿𝗶𝗹 no Município de Oliveira do Hospital
O Município de Oliveira do Hospital está a organizar várias iniciativa para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, saiba todas as informações.
Pampilhosa da Serra celebra os 50 anos de liberdade e democracia
O Município de Pampilhosa da Serra comemora o 50.º aniversário do 25 de abril, uma data que marcou a história de Portugal e de Pampilhosa da Serra em particular, com um conjunto de atividades:
1 de abril a 30 de abril | das 9h00 às 17h30 – Exposição “Ditadura, Revolução – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, no átrio dos Paços do Concelho;
24 de abril às 21h30 | Teatro – Conversa Encenada “50 Anos nos Separam” no Auditório Municipal;
25 de abril | 15h00 | Cerimónia Evocativa dos 50 Anos do 25 de Abril no Mercado Municipal;
26 de abril | 21h00 | Atuação da Fadista Pampilhosense Inês Brito e Lançamento do Livro “Quotidiano Pampilhosense – Estórias e figuras de um passado recente” de José Almeida no Auditório Municipal; Inauguração da Exposição de Ilustração “Estórias e figuras de um passado recente – Pampilhosa da Serra” de Rui Olivença;
27 de abril | 16h00 | Memórias de Guerra, Raízes da Liberdade – Tertúlia de Ex-Combatentes da Guerra Colonial no Auditório Municipal
PENACOVA CELEBRA OS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL
No dia 19 de abril, pelas 21h00, na Casa das Artes Martins da Costa, decorrerá “Conversas em Igualdade: Mulheres na Política Local”.
PENELA COM TRIBUTO A ZECA AFONSO
Tributo a Zeca Afonso com Mário Mata e os Amigos do Zeca | 20 de abril | 21H30
Iniciativa integrada nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril, com a participação especial de Vitor Costa (pintura ao vivo), Marta Horta, Carlos Filipe, Leonor Gomes, António Freire e Amigos. Encerramento com DJ Peter Ferrer
SOURE – Comemorações 25 de Abril
No mês de Abril, decorrem no Município de Soure, um conjunto de atividades que não vai querer perder, aceda a Agenda Cultural de Abril e saiba toda a programação!
TÁBUA ASSINALA 50 ANOS DO 25 DE ABRIL COM PROGRAMA DIVERSIFICADO
O Município de Tábua ciente da importância que o 25 de Abril de 1974 representa para a história contemporânea de Portugal e o seu contributo para o desenvolvimento de que o País beneficiou nos últimos 50 anos, irá promover um programa diversificado ao longo do ano de 2024, com o propósito de assinalar esta efeméride com a dignidade e o destaque que a mesma merece.
Saiba toda a informação no site do Município de Tábua.
Vila Nova de Poiares celebra as comemorações do 25 de Abril
Saiba toda a informação na página Facebook do Município de Vila Nova de Poiares.
Acompanhe todas as comemorações em Comissão Comemorativa 50 anos 25 de abril