Aldeias Históricas de Portugal retomam ações de sensibilização sobre acessibilidade e mobilidade

As ações de sensibilização “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, promovidas pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, previstas para o início deste ano, e adiadas devido à pandemia por COVID-19, regressam este mês de junho, ajustadas ao cenário atual. As sessões estão marcadas para os dias 17, 25 e 30 de junho e serão realizadas em ambiente digital.

Ao abrigo da Linha de Apoio ao Turismo Acessível, do VALORIZAR – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, promovido pelo Turismo de Portugal, a Aldeias Históricas de Portugal formalizou, em novembro de 2018, o projeto “Aldeias Históricas de Portugal All For All”. Com um investimento de 1,06 milhões de euros, o programa visa a melhoria da acessibilidade geral das aldeias, tornando-as mais inclusivas.

É no seguimento deste projeto que a Aldeias Históricas de Portugal vai promover, nos próximos dias 17, 25 e 30 de junho, junto dos principais intervenientes, públicos e privados, nas áreas da restauração, alojamento, comércio, animação turística, gabinetes locais de engenharia e arquitetura e empreiteiros, ações de sensibilização sobre a legislação, políticas e ações estratégicas e ter em conta para o desenvolvimento de territórios mais acessíveis e inclusivos, em parceria com a empresa especialista Mobilidade PT.

Previstas para o início do ano, e adiadas devido à pandemia por COVID-19, as sessões irão decorrer em ambiente digital, através de uma plataforma digital a designar. Tendo em conta o contexto atual, os seus conteúdos foram ajustados, pretendendo-se assim que os destinatários desenvolvam competências técnicas e comportamentais ao nível da “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” e da atual problemática do COVID-19. O objetivo é reforçar o posicionamento das Aldeias Históricas de Portugal como um território turístico seguro, inclusivo e acessível a todos. Assim, as ações de sensibilização assumem o formato de “Conferências sobre Acessibilidade no pós-COVID-19”, contando com um convidado de renome na matéria específica, para além do formador e estarão divididas da seguinte forma:

Ação I – Acessibilidades DL 163 e o POS-COVID-19

17.06.2020 (11:00 – 12:30) – Paula Teles | José Duarte

1. Acessibilidade: espaço público, edificado, transportes

2. Segurança e Higiene Sanitária: distanciamento e distribuição dos espaços

3. Turismo Sustentável e para Todos

[Debate]

Ação II – A importância da Comunicação Acessível no POS-COVID-19

25.06.2020 (14:30 – 16:00) – Adelino Ribeiro| Ana Bela Baltazar

1. Comunicação Acessível

2. Importância da Infoacessibilidade

3. Comunicação Assertiva: Destino AHP, destino seguro

[Debate]

Ação III – A importância do Planeamento no Renascimento do Turismo e a Agenda 2030

30.06.2020 – (14:30 – 16:00) – Pedro Silva | Paula Teles

1. Que território? Que qualidade? Que turismo?

2. Importância do planeamento e Agenda 2030 para o Renascimento Turístico

3. Estudo de caso: Rede AHP – acessibilidade/COVID19 em territórios de baixa densidade

4. Portugal – medidas e ações imediatas

[Debate]

As inscrições são formalizadas para o e-mail: catarina.marques@aldeiashistoricasdeportugal.com. Após a receção da inscrição será remetido link da plataforma para participarem na ação agendada, devendo os interessados no ato da inscrição mencionar a(s) ação (ações) em que pretendem participar. As 3 ações são complementares entre si.

Para mais esclarecimentos: Telefone: 275 913 395

ou

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

1 DESTINO QUE SÃO 12.