Museu de Lanifícios (Covilhã) celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no dia 18 de abril 2025
A 18 de abril de 2025, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS25), com o tema proposto pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) “Património resiliente face às catástrofes e conflitos”.
A Universidade da Beira Interior tem sido um exemplo na reabilitação e preservação do património industrial da Covilhã, readaptando antigos edifícios fabris para fins de ensino e investigação.
O Museu de Lanifícios integra essa ação, tendo sido criado com a finalidade de preservar e recuperar a área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, classificada como Imóvel de Interesse Público, em 1982.
Para celebrar o DIMS2025, o Museu de Lanifícios apresenta uma programação de visitas guiadas dedicadas à temática das Invasões Francesas (1807-1811), que abordam o impacto das invasões na Covilhã, particularmente na Real Fábrica de Panos.
As visitas guiadas decorrem no núcleo da Real Fábrica de Panos, no dia 17 de abril (quinta-feira) pelas 16h e no dia 19 de abril (sábado) pelas 11h e 16h.
As visitas são guiadas por Diogo Fonseca, Técnico Superior do Museu de Lanifícios.
A participação é gratuita, mas necessita de inscrição prévia pelo telefone 275 241 411 ou pelo e-mail muslan@ubi.pt
