Dia Nacional dos Moinhos assinalado nos Moinhos de Entrevinhas do Sardoal

Em celebração do Dia Nacional dos Moinhos, os Moinhos de Entrevinhas no Sardoal vão receber um conjunto de atividades abertas a toda a população, no domingo, dia 7 de abril.

Numa organização do Município Sardoalense e da Junta de Freguesia de Sardoal, o programa tem início às 8h45m com um Percurso Pedestre de 10 km (grau de dificuldade: médio/difícil).

A participação no Percurso é gratuita, mas sujeita a inscrição que pode ser feita, até 4 de abril, no Posto de Turismo de Sardoal (241 851 498), junto do Setor de Desporto do Município (961 079 966) ou em https://forms.gle/9WVTw3Zk9FuuP9aDA

A iniciativa inclui, ainda, a partir das 10 horas, a realização de um Mercadinho de Saberes e Sabores e jogos tradicionais. A tarde será preenchida pelas atuações do Grupo Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos” e das turmas de Música e de Cavaquinho, Bandolim e Viola da Universidade Sénior de Sardoal.

Entre as 10h00 e as 18h00 estará ainda aberto ao público o Núcleo Museológico dos Moinhos, local onde os visitantes poderão conhecer utensílios e ferramentas originais, usados na época em que se encontrava em pleno funcionamento.

A Associação de Moradores e Amigos de Entrevinhas terá serviço de bar no local com possibilidade de refeição ligeira, sendo que os interessados devem fazer inscrição, até 5 de abril, junto Posto de Turismo de Sardoal (241 851 498) ou em https://forms.gle/ZrDNkcpARFr2fwDW8

Recorde-se que este espaço foi totalmente recuperado em 2012, com recurso a financiamento Europeu, sendo hoje ponto de atração turística do concelho de Sardoal.

As atividades, de acesso gratuito, integram a programação da iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 07 de abril.