Oeste / Caldas da rainha

Exposição de Pintura “REENCONTRO”, de Cristina Horta

Inauguração dia 12 de Janeiro, às 15h30.
Esta Exposição irá estar patente até dia 1 de Fevereiro, no seguinte horário:
Segunda a sexta – 10h00-18h00
Sábado -10h00/13h00 – 14h00/18h00
Domingo – Encerrado (Excepto dia 12 de Janeiro)
ENTRADAS LIVRES
REENCONTRO
Exposição de Pintura | Cristina Ramos e Horta
Começou a desenhar e a pintar muito jovem, fez duas exposições com 18 e 19 anos na Sociedade de Estudos de Lourenço Marques e viveu intensamente a expressão plástica até à altura em que o tempo deixou de o permitir, com as ocupações familiares e profissionais. Ex- conservadora e directora do Museu da Cerâmica, doutorada em História de Arte pela Universidade de Lisboa sobre História da Cerâmica das Caldas da Rainha, dedicou a sua carreira aos museus e à investigação.
“Reencontrou” a sua paixão 40 anos mais tarde, preenchendo o vazio que se seguiu à aposentação e revivendo o fascínio dos pigmentos e do mundo colorido que estes permitem.
Tem experimentado várias técnicas como o acrílico e o óleo sobre tela, mas manifesta uma nítida preferência pela aguarela, a que, por vezes, associa outras técnicas, como a tinta da china.
Esta exposição é uma primeira etapa da partilha dos seus trabalhos, a que se tem dedicado nos últimos seis anos, e têm tido como premissa uma busca das técnicas e da sua manipulação, mais do que dos próprios temas.
A mostra integra algumas obras a óleo sobre tela, como frutos simples, (a Romã e o Abacate) em destaque sobre fundo negro e paisagens marítimas. A maioria das obras são feitas a aguarela, fazendo uso de várias formas de tratamento dos temas que aborda, paisagistas (algumas paisagens da zona) a aproximação à natureza, às plantas, flores, com uma predilecção especial por árvores, a figura humana, e outras expressões, fruto de um experimentalismo, como aguadas, técnicas mistas, que vão até uma forma simplificada e quase gestual dos objectos.
Destaca-se nesta exposição, o tema dos “incêndios”, expressos através de paisagens desoladas com árvores queimadas, feitas a partir de fotografias que realizou nos diversos locais.
Resultado de um processo de observação e execução, esta mostra expressa-se agora como um reencontro e uma reconstrução da própria autora.
Mais informações aqui

Outros eventos que podem interessar

365 dias de festa

João Lara apresenta SUSPIRO FLAMENCO

Oeste

Sobral de Monte Agraço

VER EVENTO

Exposição colectiva AMOR

Oeste

Lourinhã

VER EVENTO

Exposição de Fotografia e Vídeo-Instalação “Manifesto” de Andreia Mateus

Oeste

Arruda dos Vinhos

VER EVENTO
21 a 26 de fevereiro

Carnaval da Nazaré – “Beu Áuga da Fontinha”

Oeste

Nazaré

VER EVENTO
21 a 25 de fevereiro

Carnaval das Caldas da Rainha 2020

Oeste

Caldas da Rainha

VER EVENTO

Carnaval do Cadaval

Oeste

Cadaval

VER EVENTO
19 de março

Luminárias de São José

Oeste

Bombarral

VER EVENTO
18 de janeiro a 31 de março

“Portugal Visto do Céu: Um OlhAR sobre o Património” de Francisco Piqueiro

Oeste

Arruda dos Vinhos

VER EVENTO
07 de março

Concerto “Fado Violado”

Oeste

Arruda dos Vinhos

VER EVENTO