O Diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, irá orientar esta visita, agendada para dia 5 de maio, pelas 21h15

A coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima, nos 75 anos da coroação, será o tema da primeira visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”. Esta iniciativa agendada para 5 de maio, pelas 21h15, será orientada por Marco Daniel Duarte, comissário da exposição e Diretor do Museu do Santuário de Fátima.

Neste espaço museológico constam peças de coleções particulares e institucionais, cedidas para a ocasião e apresenta peças do Museu do Santuário de Fátima, nomeadamente da sua exposição permanente, que estará encerrada durante esta mostra, como é o caso da coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima.

A visita temática inicia com a apresentação de Marco Daniel Duarte, seguindo-se a visita livre à exposição. A parte respeitante à intervenção do orador será realizada na Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. Este espaço é amplo, o que permite os necessários distanciamentos em ordem à segurança dos participantes. A entrada far-se-á pelas escadas de acesso a esta Galilé, pelo lado norte. Será obrigatório o uso de máscara de proteção. As visitas temáticas cumprirão os requisitos de segurança exigidos para os espaços museológicos.

Estão previstas mais cinco visitas temáticas, agendadas para 2 de junho, com o tema Os rostos que veem: Francisco, Jacinta e Lúcia, por Ângela de Fátima Coelho, ASM, Diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus; a 7 de julho, com o tema Os rostos que caminham: os peregrinos de Fátima, orientada por Bernardo Mendonça e Tiago Miranda, Jornalista e Repórter de Imagem; a 4 de agosto com o tema Os rostos que difundem a Mensagem, por Sónia Vazão, Investigadora do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; a 1 de setembro, com o tema Os rostos que se opõem a Fátima, por André Melícias, Arquivista do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; e a 6 de outubro, com o tema As celebrações de Fátima: rosto visível da comunidade orante, pelo Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima.  

Nesta exposição, os visitantes poderão percorrer, até 15 de outubro de 2022, a história de Fátima pelos vários rostos que a fizeram, num percurso que, num tempo de pandemia, que convoca toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo.

Fonte: www.fatima.pt