A Feira da Vinha e do Vinho de Anadia 2020 será este ano exclusivamente online, devido aos efeitos do surto pandémico Covid-19. O evento decorre entre 20 e 28 de junho, na página do Facebook do evento aqui . À semelhança de outros anos, os produtores/engarrafadores do concelho terão, desta feita, um espaço virtual privilegiado para a promoção e divulgação dos seus produtos vitivinícolas, onde não faltará animação e muitas sugestões de gastronomia bairradina.
A sessão de inauguração está agendada para as 15h00 de sábado. O certame abre com uma mensagem da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso. Mensagens de representantes de outras entidades e vários espetáculos de música e dança integram também esta sessão.
A animação do certame estará a cargo de grupos musicais de algumas associações culturais do concelho. Pelo “Palco Sentir Anadia” passarão, a partir das 21h00, vários grupos anadienses: Banda de Música de Anadia (dia 20), The Founders (21), Orquestra Desigual da Bairrada (22), Groovart (23), Sons de Avelãs (24), Rob’s Angels (25), Grupo Coral da Bairrada (26) e Incantus (27). As noites terminam com os Dj’s G-Rod (20), Pedro Moniz (21), The Boatman & The Disco Lizard (22), Tiede (23), Christian M (24), Nuno Piolho (25), Rafael Barandas (26) e André Cardoso (27).
No “Espaço Produtores” estarão presentes alguns produtores/engarrafadores que se associaram à iniciativa, nomeadamente os Vinhos Ribeiro de Almeida (dia 20), Total Wines – Vinhos de Portugal (20), Filipa Pato & William Wouters (20), Caves São João (21), Casa do Canto (21), Campolargo Vinhos (22), Caves Arcos do Rei (22), Aliança – Vinhos de Portugal (23), Quinta do Ortigão (23), Caves São Domingos (24), Ampulheta Mágica (24), Quinta dos Abibes (25), Cave Central da Bairrada (25), Adega Luís Pato (26), Quinta das Bágeiras (26), Destilaria Levira (27), Vinhos Sidónio de Sousa (27), PGA (27), Global Wines – Quinta do Encontro (28) e Caves da Montanha (28). Estas sessões incluem duas partes. A primeira, pré-gravada, consiste numa conversa informal onde os produtores dão a conhecer um pouco da sua história, abordando alguns dos projetos em curso, assim como a importância de participarem no evento. Na segunda parte, os produtores farão um direto, proporcionando aos “amantes” dos néctares bairradinos a possibilidade de interagirem e de colocarem questões. Nos dias 20 e 27 de junho (sábado), o horário das sessões é entre as 16h00 e as 19h00. De 22 a 26 (segunda a sexta-feira) e nos dias 21 e 28 (domingo), entre as 17h00 e as 19h00.
Quanto à gastronomia, estão previstas sessões diárias de showcooking, pelas 19h00, protagonizadas por alunos do Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria da VITI – Escola Profissional de Anadia, que irão confecionar pratos e sobremesas típicos inspirados nos temas “Arte xávega”, “Conforto”, “Convívio à mesa” e “A Baga”. A confeção dos pratos será gravada por alunos do Curso de Técnico de Multimédia, da Escola Básica e Secundária de Anadia, que serão também os responsáveis pela edição dos respetivos vídeos.
A Feira da Vinha e do Vinho 2020, que pode ser visitada online e que conta com o apoio do CineClube Bairrada, à semelhança dos anos anteriores pretende promover e valorizar o que de melhor se faz no concelho.

Nenhuma descrição de foto disponível.