O município de Celorico da Beira comemora no próximo dia 23 de maio – aniversário do nascimento de Sacadura Cabral – o seu Feriado Municipal, em contexto de desconfinamento social e de reabertura da economia, depois das medidas restritivas impostas pela crise pandémica que assolou o país e o mundo.

No Dia do Município, a Câmara Municipal de Celorico da Beira pretende assinalar a data do nascimento de Sacadura Cabral e evidenciar a importância dos feitos deste ilustre filho da terra, vulto maior da aviação, que deu novos mundos ao mundo.

Devido às contingências provocadas pela crise pandémica que estamos a atravessar, as comemorações do Feriado Municipal deste ano, vão realizar-se com algumas limitações, por força do confinamento e distanciamento social a que ainda estamos obrigados.

À semelhança dos anos anteriores, as comemorações do Dia do Município começam com o habitual hastear da bandeira às 10H30 e a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Sacadura Cabral, pelas 11H00.

Às 12H00, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, dirigir-se-á aos celoricenses com uma mensagem intitulada “Uma pequena candeia lusitana”.

A restante programação tem a peculiaridade de se desenrolar numa plataforma online, e requerer o envolvimento da população – crianças, jovens e adultos. Para este efeito, o Município lançou 2 desafios aos celoricenses, de todas as idades: “Celorico da Beira da Minha Janela” e “Mostra o Teu Talento”.

Na iniciativa “Celorico da Beira da Minha Janela” convidou os celoricenses a participarem com desenhos e pinturas, os quais serão divulgados às 17H00. Estes trabalhos constituirão uma exposição virtual, que continuará, posteriormente, patente no facebook e site da Câmara Municipal.

Com a atividade “Mostra o Teu Talento” desafiou os celoricenses a gravarem vídeos onde exibem os seus talentos, artes e habilidades, partilhando-os com toda a comunidade num espectáculo virtual. A divulgação dos vídeos terá lugar a partir das 14H00, de 30 em 30 minutos.

O Dia do Município é a oportunidade para se homenagear os filhos da terra, que se destacaram nas mais diversas áreas e, que elevaram mais alto o nome da terra que os viu nascer. Na atual conjuntura, é de elementar justiça que, neste feriado nos exultemos com os verdadeiros heróis dos nossos dias, os homens e mulheres que, estiveram e estão, na linha da frente no combate ao coronavírus no município, merecendo por isso, a mais sentida homenagem e aplausos de todos os celoricenses.