Nossa Senhora dos Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar do concelho de Ílhavo. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, fará a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto). 

Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.

A procissão náutica teve origem em meados da década de 70 (século XX) pelas mãos do Padre Miguel Lencastre após uma viagem a Porto Alegre (Brasil). Antes desta faceta era sua característica a procissão levar a imagem da Santa, por terra, até ao mar.

As festividades são organizadas pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e, tradicionalmente, também inclui um festival de folclore e a atuação de bandas musicais nas festividades.

+ INFORMAÇÕES AQUI