Festival de dança e movimento contemporâneo 

A 15ª edição do Festival ContraDança, organizado pela ASTA – Teatro e outras Danças, terá passagem pela Guarda, com o apoio do Município da Guarda, nos dias 19 e 20 de setembro e nos dias 3 e 4 de outubro de 2024.

No dia 19 de setembro, e a abrir o festival, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30, LABIA propõe um encontro entre atristas multidisciplinares e transdisciplinares, aliados a um pensamento transfeminista interseccional.

E no dia 20, o Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda recebe a peça “Distante” da série “Paisagens, Máquinas, Animais”, pelo BalleTeatro do Porto, às 21h30. Aqui os bailarinos são jogadores que convocam a técnica como forma evoluída de nos relacionarmos no corpo a corpo.

O ContraDança regressa em outubro, no dia 3, para uma peça de dança. “O Fio da Macaquinha”, da Companhia de Dança de Almada, sobe ao palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 10h00. O espetáculo fala sobre a relação entre pessoas: sobre os fios que nos ligam, e que nos permitem sentir próximos uns dos outros.

No dia 4 de outubro, a mesma companhia, traz até ao Teatro Municipal a peça “The Processo f Burning in Reverse”. Aqui labirintos burocráticos, o trágico e grotesco, a condição humana e o absurdo da existência, são componentes do desnorteamento a que Kafta leva os seus personagens e enceta as suas histórias. O espetáculo realiza-se às 21h30.

O festival decorre de 19 de setembro a 14 de novembro e passará também pela Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia

Aceite o desafio da ASTA e venha surpreender-se com os vários espetáculos programados.