A 9ª edição do Festival Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas realiza-se de 20 de novembro a 6 de dezembro, numa edição adaptada aos tempos atuais. Com uma grande parte da proposta apresentada “em casa” (online) e outra, mais reduzida e limitada, “no lugar” (presencial), a edição de 2020 do festival vai decorrer no concelho de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Depois de vários meses a desenhar (e redesenhar) todos os cenários, a Arte das Musas ‒ autora e produtora do Fora do Lugar ‒ optou pela realização integral deste projeto charneira para o desenvolvimento territorial da raia e do concelho de Idanha-a-Nova, continuando a provar que, no mundo rural, também mora a sensibilidade, a modernidade e a inovação, e ‒ em contexto pandémico ‒ mostrar que, aqui, mora, igualmente, a resiliência, a persistência e a vontade.

Assim, o programa confirmado para 2020 foi inteiramente revisto e resulta numa proposta híbrida, ocupada e vivida por músicos e projetos portugueses. Este trabalho é mais extenso do que a proposta de programação em si por chegar ao tecido artístico e procurar promover ‒ a partir de um território rural, interior e raiano ‒, uma visão da cultura ligada, de modo umbilical, à experiência do território, do “lugar”.

Apesar do enorme trabalho de adaptação que as circunstâncias implicam, foi possível manter a parceria entre a Arte das Musas e o Estado (central e autárquico) para a concretização do Fora do Lugar, parceria essa que faz acontecer novamente ‒ a partir do mundo rural ‒ este festival, salvaguardando, sempre, as questões de segurança sanitária, especialmente sensíveis nestes territórios envelhecidos.

O Fora do Lugar é um projeto da Arte da Musas em parceria com o Município de Idanha-a-Nova / UNESCO Creative City of Music.

Websitewww.foradolugar.pt

Facebookwww.facebook.com/foradolugar

Youtubewww.youtube.com/artedasmusas/c/foradolugar

Instagram: @foradolugar.pt