Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, estão todos convidados para o “Há festa na Quinta”. Música, espetáculos circenses, de acrobacia aérea, de marionetas e yoga para famílias irão invadir a Quinta do Marinheiro. A estreia absoluta de “Confidências de ACAFEM” faz desta uma edição especial, ao criar um novo elo com a comunidade, que contribuiu para esta inédita visita guiada e encenada à Casa Museu Egas Moniz.

Revelações a várias vozes

O processo começou com o desafio de escrita lançado à comunidade, através de cartas que apelavam à revelação de confidências do passado, da infância e de Avanca. Foram enviadas 175 cartas que resultaram em 25 respostas, num total de 17 estarrejenses que ousaram participar, fazendo deles, coautores deste projeto. Assim nasceu a visita guiada e encenada à Casa Museu Egas Moniz “CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM”, a partir de textos de autoria de Egas Moniz e cartas recebidas da comunidade local, com dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro e produção da Sol d’Alma – Associação de Teatro.

As quatro sessões que irão acontecer durante o “Há festa na Quinta” já estão esgotadas, mas serão anunciadas novas datas brevemente. Enquanto isso não acontece, motivos não faltam para visitar a Quinta do Marinheiro e a Casa Museu Egas Moniz no primeiro fim-de-semana de setembro. 

“Há festa na Quinta”, o evento liga-se à vida do cientista nascido em Avanca e renova o convite para visitar a Quinta do Marinheiro com uma oferta cultural e de lazer.

As visitas guiadas continuam disponíveis com sessões marcadas para estes dias: dia 5, às 10h30, e nos dias 5 e 6 à tarde – 14h00, 16h15 e 16h45, com grupos limitados a 6 pessoas (com inscrições podem fazer-se através do e-mail museuegasmoniz@cm-estarreja.pt). 

Viola braguesa de João Diogo Leitão

A noite de sexta-feira, dia 4, fica marcada com o concerto de João Diogo Leitão. Músico, tangedor de violas várias, vencedor do prémio jovens músicos – Antena 2 (2014), João Diogo Leitão antecipa o lançamento do seu álbum de estreia ‘por onde fica a primavera’ com viola braguesa. Este concerto realiza-se no interior da Casa Museu, sendo limitado a 40 pessoas.

Acrobacias a 7 metros de altura

No dia seguinte, sábado, 5 de setembro, a arte faz-se a 7 metros de altura, com um espetáculo circense desenhado para o espaço público e especialmente para este tempo de pandemia. Dois intérpretes utilizam a acrobacia aérea como técnica para procurarem o equilíbrio entre dois corpos, usando uma corda solta com duas pontas. “Por um fio”, da Companhia Erva Daninha, promete provocar emoções, às 19h00. O espetáculo tem uma lotação limitada. 

Sendo a Quinta de Marinheiro o ponto de partida do percurso BioRia do Rio Gonde, – que nos leva até à Ribeira do Mourão – nesse sábado haverá quatro passeios de moliceiro, com experiência piscatória e observação de flora e fauna, que já estão esgotados.

Tarde de domingo com oferta para toda a família

No domingo, a tarde é bastante preenchida com uma oferta para pais, filhos, primos e avós. De forma a aproveitar toda a envolvência do espaço, a sessão de Yoga para Famílias (crianças entre os 3 e os 10 anos), às 15h00, com Helena Burbuleta, convida a relaxar. As inscrições são obrigatórias através do email museuegasmoniz@cm-estarreja.pt. 

Os voos rápidos das aves de rapina não passarão despercebidos, em especial aos olhos dos mais pequenos, a partir das 15h00.

Às 16h00, a Red Cloud Teatro de Marionetas irá apresentar o Dom Roberto – Teatro tradicional e popular de marionetas português. Os robertos ganham vida para a apresentação das histórias “O Barbeiro” e “A Tourada”.

O dia fecha com a companhia de teatro Kopinxas e o seu “Circ’Au’Léu” às 17h00. O espetáculo circense com suporte musical ao vivo, recria o ambiente de um circo tradicional, carregado de revelações cómicas e de momentos de interação. Um espetáculo cheio de ritmo e energia para toda a família.

É tempo de voltar. A Casa Museu Egas Moniz e a Quinta do Marinheiro estão preparadas para o receber e para que possa usufruir dos espaços verdes que envolvem a casa do único Prémio Nobel português da medicina.

Consulte o programa completo da edição deste ano neste link