Encontram-se expostas na galeria do Turismo em Leiria, pela ACLAL – Academia de Letras e Artes Lusófonas cerca de 150 obras de arte de elevada qualidade e valor.

A exposição apresenta inúmeras obras de autores nascidos ou relacionados com a nossa região*, criando a oportunidade de no mesmo espaço e tempo, podermos conhecer e acrescentar sinceridade e conhecimento acerca de tantos e tão variados e relevantes temas, como os que, a todos, dão com esta exposição, oferecidos a quem ela queira e venha assistir.

A ACLAL projeta constituir bibliotecas e núcleos museológicos nos diversos espaços de lusofonia. Os Artistas, Pintores, Escultores, Escritores, Poetas, já vêm oferecendo obras por si criadas (ultrapassando as 1.500 pinturas e esculturas e cerca de 3.000 livros). Neste momento, iniciaram-se as criações de espaços em Almofala, de Castro Daire, Figueiró dos vinhos e Ceará-Brasil; Em Biscoitos, Ilha Terceira; Em São Tomé e Príncipe; em Timor e em Angola.

Chegará um tempo em que a Obra agirá pensada e iniciada cobrirá todos os países onde se fala língua portuguesa e nas zonas em que a diáspora a faça chegar. Muitas das obras que se encontram em venda revertem totalmente a favor da ACLAL, assim como em relação a outras que revertem 20% do seu valor, para a conta da academia na Caixa Geral de Depósitos em Portugal, sendo o seu atual primeiro tesoureiro e presidente do conselho fiscal, o Intendente da PSP, Licenciado de Probidade reconhecida. É propósito da ACLAL constituir nova sede, na cidade de Leiria, aguardando-se oportunidade para que tal aconteça.

Visite a exposição que está patente no Salão do Turismo de Leiria, até 31 de maio, todos os dias, no horário
normal de funcionamento.

*Artistas mencionados: Lazarino, Abel Salazar, Acácio Lino, Alfredo Morais, Alves de Sá, António Carneiro, António Saúde, Arpade Szenes, Carlos Botelho, Carlos Reis, Carlos Ramos, Carlos albertos dos Santos, Celestino Alves, Clementina Moura (Manta), Colobano, Domingos Sequeira, Dominguez Alvarez, Eduardo Malva, Eduardo Viana, Emmerico Nunes, Fracis Smith, Francisco José de Resende, Fred Kradolfer, Frederico Jeorge, Gyrão, Hébil, Hogan, J. Villaré, J. Vasconcelos, João Cutileiro, João Reis, Maria Luisa Reis, Maria Adelaide Lima Cruz, João Vaz, Joaquim Lopes, José Barreas, José Daniel Abrunheiro, José Malhoa, Lino António, Luis Fernandes, Manuel Ezequiel Pereira, Manuel Filipe, Manuel Maria Bordalo Pinheiro, Salvador, Alberto de Susa, Ofélia Marques, Leonardo Marques, Stuart, Tomas e Raul da Anunciação, Silva Porto, Sousa Lopes, Sousa Pinto, Sérgio Telles, T. S. Cooper, Visconde de faro, Visconde de Menezes, Camilo Barata, Zé de Oliveira, F. Santos, Elisabete Santos, Ernesto Luís, Alves Cardoso, Soares dos Reis, Joaquim Correia, Gilberto Mandarino, Teixeira Lopes, Samia Zacour, Joaquim Correia, Amorelli e tantos e tantos outros;