As comemorações do 36.º aniversário do NERLEI realiza-se a 25 de junho, pelas 17.30 no edifício NERLEI e Jardim da Almuínha Grande.

Pelo 2º ano consecutivo enfrentamos condicionalismos, decorrentes da pandemia, para assinalar o aniversário da NERLEI, que nos impedem de reunir os nossos Associados e parceiros, no habitual jantar-conferência.

Contudo, consideramos que não devemos deixar passar a data em branco. Num momento em que todos os sectores de atividade económica enfrentam dificuldades e desafios, quisemos, neste aniversário, centrar as atenções num sector de atividade que contribui, não só em termos de riqueza monetária, mas também riqueza social, para o bem-estar do nosso País, e que nesta pandemia foi um dos mais afetados: as atividades culturais.

Assim, é com muito gosto que a Direção da NERLEI convida V. Exa. para participar nas comemorações do 36º aniversário conforme programa abaixo.

PROGRAMA | Local: Ed. NERLEI

17h30 – Receção aos participantes

              Apresentação da Exposição “Germinar”

17h45 – Boas-vindas, presidente da NERLEI, António Poças

17h50 – Palestra: “Concertos, Concertinos e Ripienos: o mais complexo e belo sistema de poder”, Paulo Lameiro

Contexto: Uma orquestra é um instrumento musical, social, político e económico, feito de outros instrumentos musicais mais pequenos, mas acima de tudo feito de pessoas. Pessoas muito diferentes, mas todas elas fruto de uma especialização profissional sem comparação com qualquer outra. Foram necessários 5 séculos de história para apurar o que dela hoje conhecemos, e os custos para formar um cirurgião ficam muito aquém do necessário para formar um concertino. Quem é (são?) o Concertino? Como se gerem os distintos papéis e poderes neste grupo? Porque querem Reis de ontem e Governos de hoje ter a sua orquestra? De onde vem o seu poder? Será que um órgão de tubos também é uma orquestra? Uma viagem do Concerto Grosso ao Concerto de Solista, ou da democracia à ditadura.

Local: Jardim da Almuínha Grande (Nova Leiria)

19h00 – Porto de Honra com parabéns 36 anos da NERLEI

19h15 – Concerto com “Farratuga”