Até ao próximo dia 19 de julho, das 15h00 às 17h30, acompanhe o processo criativo de cinco escultores da região, que irão trabalhar pedra calcária.

Até 19 de julho, os jardins da Villa Portela, em Leiria, vão ser o palco de uma residência artística, onde cinco artistas vão criar peças a partir de blocos de pedra natural, que terão como destino o Jardim da Almuinha Grande.

Abílio Febra, Filipe Curado, Mário Lopes, Thierry Ferreira e Vítor Reis são os escultores que irão trabalhar as cerca de 20 toneladas de pedra calcária cedidas pela Filstone, empresa de Fátima que dá o apoio mecenático à iniciativa.

À escultura das peças junta-se a música, com atuações do Orfeão de Leiria em três dos dias da iniciativa, e um momento de conversa com investigadores e, segundo Anabela Graça, vereadora da cultura da Câmara Municipal, «pessoas que têm manifestado a sua opinião sobre o espaço e a arte pública», que decorrerá no dia 17, às 18:00.

As portas dos jardins estarão abertas ao público de segunda a sábado, onde poderá assistir e acompanhar o processo de evolução das peças até ao seu toque final, sendo a lotação limitada e obrigatório o uso de máscara.