O “Leiria, paredes com história: ARTE PÚBLICA” é um evento de arte pública, com organização da associação Riscas Vadias, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria.

O evento já conta com 3 edições e vai a caminho da 4.ª e 5.ª que se realiza de 7 de setembro a 9 de outubro de 2020.

Mais que um evento artístico, o “Leiria, paredes com história: ARTE PÚBLICA” pretende ser uma possibilidade para Leiria e um possível futuro. O evento foca o inegável papel preponderante que a arte pública urbana assume, atualmente, em Portugal e no mundo, no caráter inventivo e inclusivo que a arte e a cultura podem, e devem, assumir na criação do futuro/esperança de uma qualquer sociedade.

A vertente artística do evento que se realiza desde 2017 tem como objetivos principais a
afirmação de Leiria como “galeria de arte” num novo cenário de turismo artística e cultural de âmbito nacional e internacional, e reconhecimento desta como ponto de visita obrigatório no tour de arte pública urbana; potenciar a criação e divulgação da arte pública urbana; e, a afirmação e reconhecimento da identidade de Leiria através da representação e homenagem ao património histórico (edificado e natural), ao património imaterial e a figuras históricas leirienses.

CONHEÇA ALGUMAS DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NA CIDADE DE LEIRIA.

A Associação Riscas Vadias, desde 2017 com o “Leiria, paredes com história: ARTE PÚBLICA”, tem revolucionado a arte pública urbana na cidade, através da criação de uma “galeria a céu aberto”, que conta com nomes incontornáveis do street art mundial atual. Para além desta “galeria a céu aberto”, existe também um espaço físico, a “M ● Gallery & Studio” situada na Rua Comandante João Belo, nº 31A, em Leiria, onde muitos destes artistas podem ser vistos num registo indoor.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO AQUI.

Contactos: riscasvadias@gmail.com | +351 919 353 676