Oeste / Alcobaça

Mosteiro de Santa Maria de Coz - Alcobaça

Data: De 1 de Fevereiro a 31 de Dezembro de 2017
Local: Mosteiro de Santa Maria de Coz – Alcobaça

Coz é uma das mais antigas povoações dos Coutos de Alcobaça. Aqui ganhou forma, no séc. XIII, uma comunidade de religiosas que viria a ser integrada na ordem cisterciense, no século XVI. Esta afiliação irá corresponder a um novo momento para as monjas, acompanhado de campanhas construtivas de vulto. Por esta altura, Santa Maria de Coz tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza da comunidade religiosa.

Na segunda metade do século XVII e no século XVIII, o Mosteiro passa por um processo de profunda renovação da qual sobrevive o templo com as suas preciosas produções artísticas. Na igreja abacial, merece destaque o coro das monjas, com um belíssimo portal manuelino de fundo e o cadeiral executado entre o final do século XVII e o início do XVIII. A este, sobrepõe-se o revestimento integral das paredes com produções de azulejos de grande qualidade, como também se verifica nos painéis de azulejo da sacristia com cenas da vida de Bernardo de Claraval, o maior impulsionador da Ordem de Cister e uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII. Ainda na igreja, dividida a meio por uma grade de clausura em talha dourada que separa o coro da igreja dos fiéis, destaca-se a abóbada com os seus oitenta caixotões de madeira, datados de 1718-1720, que representam temas iconográficos típicos da espiritualidade cisterciense. Na igreja dos fiéis, ganha relevo o conjunto de altares em talha dourada, dos fins do séc. XVII, a balaustrada e o soberbo retábulo do altar-mor, em talha dourada. Por fim, entre as pinturas, é de destacar o trabalho de Josefa de Óbidos. Exteriormente, a poente, assinalam-se as estátuas de São Bento e de São Bernardo.

Nos últimos anos a Câmara Municipal de Alcobaça tem em curso um projeto de revalorização e revitalização do Mosteiro e do espaço adjacente que conta com um contributo ativo da comunidade. Desde 2016, o Mosteiro integra a Rota das Abadias Cistercienses.

HORÁRIO DAS VISITAS
De 3ª a Sábado | 09h30-12h30 | 14h00-18h00
Domingo | 14h00-18h00
Contacto: 969 642 970

Este evento no mapa

Outros eventos que podem interessar

365 dias de festa

Gestão e Produção de Pastelaria

Oeste

Caldas da Rainha

VER EVENTO

Curso de Padaria Avançada – 3ª Edição

Oeste

Caldas da Rainha

VER EVENTO

Traje antigo em exibição em Atouguia da Baleia

Oeste

Peniche

VER EVENTO

Carnaval de Peniche

Oeste

Peniche

VER EVENTO

XVI – Festival internacional de Chocolate de Óbidos

Oeste

Óbidos

VER EVENTO

Procissão do Senhor dos Passos

Oeste

Nazaré

VER EVENTO

Carnaval da Nazaré – “Ná pai pá gente”

Oeste

Nazaré

VER EVENTO

Concerto de Reis do Coro Municipal da Lourinhã

Oeste

Lourinhã

VER EVENTO

Lançamento da Agenda Cultural “Batalha do Vimeiro: 210 anos de história”

Oeste

Lourinhã

VER EVENTO