No passado dia 1 de janeiro deixou-nos um dos maiores nomes da história do Fado: Carlos do Carmo. Com uma carreira de mais de meio século, pontuada por diversos prémios e distinções internacionais, entre as quais se destaca um Grammy atribuído em 2014, Carlos do Carmo influenciou várias gerações de fadistas contribuindo para a elevação de um género musical português a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Sendo Peniche uma terra apreciadora de Fado, impunha-se a organização de um espetáculo que simultaneamente homenageasse o percurso singular de Carlos do Carmo e presenteasse a população com um serão musical do seu agrado. Na impossibilidade de o fazer com público presente, o Município de Peniche apresenta, no próximo dia 26 de março pelas 21h00, na sua página do Facebook, um Espetáculo de homenagem a Carlos do Carmo.

Tendo como cenário o altar-mor da Igreja de S. José / Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, que assinalou a 17 de março o seu 9º aniversário, a noite contará com a atuação de alguns fadistas locais.

Acompanhados à viola por Gilberto Silva e à guitarra por Jorge Silva – os fadistas Bernardo Garcia, Cristina Luz, Débora Oliveira, Diamantino Silva, Fátima Fonseca, Hélia Godinho, Ivone Santos, Leonor Valla e Vítor Marques interpretarão temas do reportório habitual de Carlos do Carmo, bem como outros fados igualmente apreciados por todos. Esta homenagem conta ainda com a participação especial de Emanuel Soares.