No dia 18 de maio, a entrada no Museu Cargaleiro será gratuita para todos os visitantes. Do programa faz parte uma visita orientada agendada para as 18h00, com limite máximo de 20 participantes, com necessidade de marcação prévia, seguindo-se às 19h00, um momento musical pelo Quinteto de Sopros DRAGGA Ensemble da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

A transição digital nos museus é um dos imperativos desta década. Reimaginar o museu é também imaginar tudo aquilo que cada visitante pode encontrar nele. Ao longo do dia, o visitante pode interagir com o museu partilhando um registo fotográfico, um desenho ou uma reflexão da obra da coleção da fundação que mais apreciou.

Ao longo do dia, nas redes sociais, o museu irá disponibilizar conteúdos em torno do museu e do artista, que poderão ser acompanhados no facebook em fundacaomanuelcargaleiro. Num mundo marcado pela crise pandémica, e após um longo período de afastamento físico do convívio com os espaços dos museus, é necessário refletir a relevância destas instituições para a vida em sociedade, reafirmando a sua missão de construtores de um futuro justo e sustentável, reforçando a imagem do museu como espaço de exposição, de estudo e conservação.