A Câmara Municipal do Sabugal recria o maior presépio natural do país, no Largo do Castelo, na cidade do Sabugal. Estará disponível aos visitantes a partir de dia 9 de dezembro até 7 de janeiro 2021, com o cumprimento das normas impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS) para a proteção da comunidade na contenção da pandemia por covid-19.

O Presépio do Sabugal vai já na oitava edição e é considerado o maior presépio natural do país, trazendo à cidade largas centenas de visitantes todos os anos, registando uma média anual de 50 mil visitas. É construído à escala normal, ocupando mais de mil metros quadrados. Utiliza toneladas de elementos naturais para transmitir uma perceção tão real quanto possível, oferecendo uma experiência imersiva imperdível. Tornou-se um espaço identitário do ponto de vista cultural do Sabugal apresentando-se ao público como um ponto de interesse a visitar, a par dos monumentos, museus, castelos ou postos de turismo.

A organização desta exposição ao ar livre estabeleceu um plano de contingência com entradas e circulação controladas. Criou um sistema de vigilância pelo cumprimento de todas as normas em vigor para garantir a segurança dos visitantes, como sejam o acesso limitado e organizado ao local, medida das temperaturas, a desinfeção das mãos, o uso obrigatório de máscara facial e a distância mínima de segurança de dois metros. “O objetivo é que todos os visitantes, de todas as idades possam aceder ao local em extrema segurança, usufruindo da contemplação do Presépio porque só assim faz sentido a partilha desta iniciativa que tanto simbolismo acarreta”, acrescenta.