Ria de Aveiro / Ovar

Terminada a folia do Carnaval, Ovar prepara-se, com toda a pompa e circunstância, para o recolhimento das Cerimónias Quaresmais.

Venha conhecer a religiosidade das gentes vareiras.

Procissão dos Terceiros / Cinzas 
17 | Março |15h30

A procissão das Cinza, mais conhecida por procissão dos Terceiros,com possível origem em 1663, teve várias configurações ao longo dos séculos. em 1672, era constituída por vinte e quatro andores, individualmente dirigidos por um elemento da Ordem Terceira e acompanhados por anjos e tochas.
Em 1868, era formada por 10 andores.
Na atualidade, saem à rua 14 andores com imagens à escala humana de santos franciscanos.

Procissão dos Passos / Encontro
31 | Março | 15h30

A Irmandade dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo terá realizado esta procissão desde a sua fundação, de uma forma quase ininterrupta. Seguindo o percurso das capelas dedicadas à Paixão de Cristo, as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor
dos Passos, provenientes de sentidos opostos, reúnem-se no Passo do Encontro, percorrendo juntas, depois do sermão, o restante trajeto. Esta é, talvez, a procissão mais marcante pelo seusignificado e pela envolvência que as Capelas dos Passos proporcionam.

Procissão do Ecce Homo/Terro-Terro
18 | Abril | 21h30

A procissão dos Farricocos ou dos Foga réus, também designada do Ecce-Homo, do Terro-Terro, da Cana verde ou dos Penitentes, com origem em finais do século XVII, permitiu confissões públicas de muitos penitentes de cabeça tapada.
Atualmente, no silêncio da noite, interrompido pontualmente pelo som das matracas, três imagens do século XVIII – Crucificação, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna – percorrem a cidade parando nas esplendorosas Capelas dos Passos, até chegarem ao Calvário e retomarem à Igreja Matriz, de onde partiram.

Procissão da Via Sacra
19 | Abril | 07h30

Profundamente ligada, desde a sua origem aos franciscanos, em Ovar esta procissão é organizada pela Ordem Franciscana Secular e percorre as catorze cruzes presentes nas principais ruas do centro da cidade, na Sexta-Feira santa, de manhã.

Enterro do Senhor
19 | Abril | 20h30

Organizada pela Irmandade dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, é anterior à construção das Capelas dos Passos e composta por dois andores: esquife com Cristo Morto e Nossa Senhora da Soledade, que partem do Calvário fazendo o doloroso percurso da Paixão de Cristo e regressando ao mesmo local para o sermão final.

Outros eventos que podem interessar

365 dias de festa
8 a 16 junho

Festas de Santo António, da Cidade e do Município

Ria de Aveiro

Estarreja

VER EVENTO
7 a 9 de junho

Festival Romano Talabrigae Ex Libris 2019

Ria de Aveiro

Albergaria-a-Velha

VER EVENTO
7 a 9 de Junho

Rádio Faneca

Ria de Aveiro

Ílhavo

VER EVENTO
2 a 31 de maio

Maio do Azulejo

Ria de Aveiro

Ovar

VER EVENTO
17 a 19 de Maio 2019

Automobilia

Ria de Aveiro

Aveiro

VER EVENTO
3 e 4 de Maio Cacia

8ª Festa da Sopa

Ria de Aveiro

Aveiro

VER EVENTO
2 a 5 de Maio

Ilustração à Vista

Ria de Aveiro

Ílhavo

VER EVENTO
3 e 4 de Maio Cacia

8ª Festa da Sopa

Ria de Aveiro

Aveiro

VER EVENTO
27 e 28 de abril

Sever Quinhentista

Ria de Aveiro

Sever do Vouga

VER EVENTO