Procissões seculares e música trazem grandiosidade, tradição e emoção ao Centro Histórico de Ovar
As Solenidades Quaresmais de Ovar são sentidas com fervor e intensidade. Até ao dia de Páscoa, 20 de abril, o centro de Ovar, com um património histórico relevante, em que se destacam as singulares Capelas dos Passos, irá ser palco de momentos de partilha únicos, traduzidos em vivências seculares que catapultam Ovar para um dos concelhos do país com tradições mais identitárias, reconhecidas pela Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, que integra.
Repletas de ritos e simbolismo, as sete procissões quaresmais, que conjugam o património imaterial e edificado, são os momentos mais impactantes destas celebrações que se prolongam por toda a época, mas que ganham um relevo especial na Semana Santa, com três majestosas cerimónias.
Entre a noite e o silêncio interrompido pelas matracas, a Procissão do Ecce-Homo (Terro – Terro) é dos momentos mais majestosos e impactantes do Programa das Solenidades Quaresmais de Ovar. À rua saem três imagens do século XVII: Crucificação, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna. A cerimónia acontece no dia 17 de abril, Quinta-feira Santa, às 21h30.
Já no dia seguinte, 18 de abril, Sexta-feira Santa, há lugar para mais duas significativas manifestações: A Procissão da Via Sacra e a Procissão do Enterro do Senhor, às 07h30 e 21h00, respetivamente. A primeira vai percorrer as ruas principais do centro histórico da cidade de Ovar, passando pelas 14 cruzes presentes nas principais ruas, num momento singular de meditação e espiritualidade. Já a segunda procissão faz o percurso da Paixão de Cristo com dois andores – o esquife com Cristo Morto e Nossa Senhora da Soledade – regressando ao mesmo local.
No panorama musical há vários momentos previstos, os quais, integrados na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, estender-se-ão ao longo do ano. O primeiro será já no dia 19 de abril, na Capela de Santo António, às 17h00. A conceituada soprano internacional, Carla Maffioletti, far-se-á acompanhar de um quarteto de cordas, todos membros e importantes solistas da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música. Com um repertório clássico selecionado, o programa inclui obras emblemáticas como árias de Johann Sebastian Bach, peças de Franz Schubert, César Franck e Caccini, entre outros.
Conheça a programação completa em: Comissão das Solenidades Quaresmais de Ovar