Em Ovar, encerrado o tempo do Entrudo, inicia-se um período de recolhimento e reflexão. Pelo menos desde o século XVII, organizam-se grandes procissões com os passos da vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.

A 8 de março pelas 15h30, realiza-se a Procissão das Cinzas, mais conhecida por Procissão dos Terceiros, com possível origem em 1663, teve várias con¬figurações ao longo dos séculos. Atualmente, saem à rua 14 andores as imagens dos Santos Tutelados da Ordem Terceira de São Francisco.

A 22 de março, à mesma hora, será a vez da Procissão dos Passos, ou do Encontro, que se constitui com o ponto alto das Procissões Quaresmais. Organizada pela Irmandade dos Passos, a mais antiga de Ovar (fundada por volta de 1570 ou 1572), esta é considerada a celebração coletiva mais importante do calendário pascal, pela envolvência que as Capelas dos Passos proporcionam nesta tradição secular.

NOTA: O Coronavírus/COVID-19 ditou o adiamento ou cancelamento de alguns eventos, bem como, o encerramento de espaços culturais e outros. Sugere-se a confirmação de realização das atividades anunciadas.