Em Gouveia, há uma árvore que ganhará novas folhas e raízes culturais este verão! Nos dias 23, 24 e 25 de julho a Romaria Cultural abre portas para trazer de novo as artes à rua e ao centro da cidade de Gouveia. Sensible Soccers e Pop Dell’Arte são dois nomes já confirmados para protagonizar os concertos. Na programação que ainda está a ser definida, destacam-se duas residências artísticas – “Saudade” (dança contemporânea) e “O Cão que Vem de Tão-tão Longe” (concerto-performance) –, que serão processos de criação comunitária e resultarão em espetáculos inéditos.

Com a programação ainda em construção, a GO Romaria, associação responsável pela organização da Romaria Cultural, avança, para já, alguns nomes de relevo já confirmados para a edição de 2021: Sensible Soccers e Pop Dell’Arte irão protagonizar os concertos, prometendo conduzir o público em viagens bem distintas, ambos aproveitando o ambiente mágico e intimista proporcionado pelo Anfiteatro da Cerca, espaço mítico e presente no imaginário dos gouveenses, que o Município preparou para receber uma programação cultural regular no verão, cumprindo todas as regras sanitárias. Como projetos também já confirmados, serão desenvolvidas duas residências artísticas, cujo acolhimento, produção e processos de co-criação configuram um dos caminhos estratégicos da Romaria Cultural, com vista a aumentar o impacto do festival na região, dilui-lo no tempo e promover o acréscimo de uma população flutuante nesta altura do ano. Acresce a oportunidade única de construir espetáculos de raiz, envolvendo a comunidade, bebendo os valores identitários da região e valorizando a natureza enquanto fator de inspiração da criação artística. Uma delas culminará num espetáculo de dança contemporânea intitulado “Saudade”, da criação da coreógrafa Maria Inês Silva, que reunirá artistas performativos locais e nacionais e explorará ambientes inspirados por Fever Ray, The Knife e Meredith Monk, com banda sonora criada originalmente para o espetáculo pelo músico Foque. Outra, da criação de UM COLETIVO (Elvas), é um projeto intitulado “O Cão que vem de Tão-tão Longe” e enfoque na participação dos mais novos, pretendendo criar um concerto-performance, participativo, que será um objeto excêntrico e minimalista, feito à mão para ver às cegas.

A cidade palpitará de uma energia criativa, traduzida em conversas sobre literatura, mostras de cinema e desafiando o comércio local a abrir-se culturalmente para acolher exposições de expressão diversa, como é o caso da resultante do desafio artístico “Esta é a nossa árvore…qual é a tua?”, composta por trabalhos executados por alunos das escolas do concelho e que pretende valorizar a flora autóctone da região.

Esta será a sétima edição da Romaria Cultural e terá como condição essencial a segurança de todos os participantes, privilegiando atividades ao ar livre e locais – a Cerca enquanto palco dos espetáculos – que conjuguem a proximidade pedonal ao centro da cidade com a inserção em ambientes de natureza muito próprios. Ambiciona-se que esta edição configure uma aproximação ao formato e diversidade que o festival tem vindo a consolidar, retomando o caminho de afirmação enquanto evento de referência regional e nacional.

Sobre a GO Romaria – Associação Cultural Gouveense

A GO Romaria é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória e tradições locais.