A Semana Santa no Luso – Bussaco será vivida de forma intensa com um programa cultural e religioso que inclui concertos, rituais religiosos próprios da época, procissões e mesmo a Via-Sacra no Bussaco.
Semana Santa – Celebrações de cerimónias religiosas em todo Concelho | 17 de março a 1 de abril
Entre os dias 17 de março e 1 de abril, irão ter continuidade as celebrações religiosas efetuadas durante a Quaresma, iniciando no dia 17 de março com a Via-sacra dos Lázaros, na Mata Nacional do Buçaco e no dia 24 de março a cerimónia do “Dia de Ramos” nas freguesias do concelho de Mealhada. Na Paróquia de Luso, as celebrações do Dia de Ramos incluem a bênção dos ramos na Fonte de S. João seguida de procissão para a Igreja Paroquial.
No dia 31 de março, os festejos culminam com a Missa da Ressurreição, na manhã de dia de Páscoa, seguida da Visita Pascal. A Visita Pascal leva a cada casa, a Aleluia Pascal com a presença das cruzes processionais de cada Paróquia.
Semana Santa – Luso Bussaco
Dada a proximidade da época festiva da Páscoa foi desenvolvido um programa para as celebrações da Semana Santa dinamizando a vila termal de Luso e Mata Nacional do Bussaco como destino turístico de excelência no concelho.
Missa e Via Sacra dos Lázaros – 17 março | 15h – Mata Nacional do Bussaco
Procissão e Missa dos Ramos – 24 março | 11h – Fonte de S. João – Luso
Missa do Lava-Pés – 28 março | 19h – Igreja de Luso
“Omnis Gloria Nostra in Cruce” – 28 março | 22h – Igreja de Luso
Celebração da Morte do Senhor e Procissão Solene do Encontro – 29 março | 21h – Igreja de Luso
Via Sacra encenada (Grupos Cénicos do concelho da Mealhada) – 30 março| 15h – Mata Nacional do Bussaco
Concerto de Páscoa pela Associação Filarmónica de Luso – 30 março | 22h – Alameda do Casino – Luso
Missa Procissão da Ressurreição do Senhor – 31 março | 08h – Igreja de Luso
Queima do Judas | 31 de março
Em articulação com Filarmónica Pampilhosense, o GEDEPA – Grupo Etnográfico e de Defessa do Património e Ambiente da Pampilhosa vai organizar a tradicional “Queima do Judas”, transformando esta tradição secular numa iniciativa dinâmica, que incluirá exposições e concertos. As características ancestrais e únicas desta tradição popular, baseada provavelmente numa punição para a traição de Judas Iscariotes a Jesus de Nazaré, mas também na expiação dos males e de purificação através do fogo, são reativadas e realizadas no Domingo de Páscoa, na vila da Pampilhosa.
A queima do Judas é muito mais que queimar bonecos de palha, é também um processo de criação artística e literária popular, que explora e expõe de forma satírica, crítica e humorística os aspetos sociais e políticos mais próximos da comunidade local.
PÁSCOA 2024 NO CENTRO DE PORTUGAL. CELEBRAÇÕES E TRADIÇÕES, RECEITAS E COSTUMES, FÉRIAS E ATIVIDADES