Would you like to be redirected to the international site? If so, please choose a language below:
Vê Portugal - 6º Fórum de Turismo Interno
Organizado pelo Turismo Centro de Portugal, com o apoio do Município de Castelo Branco, o “VÊ PORTUGAL” acontece este ano a 21 e 22 de maio, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.
Este é o único encontro técnico realizado em território nacional centrado nas mais diversas questões relacionadas com o Turismo Interno.
Participe! Inscreva-se já!
A participação no Fórum é gratuita sendo necessária a inscrição prévia.
Não perca tempo. Garanta já o seu lugar, preenchendo o formulário de inscrição disponível aqui e inscreva-se!
Participe nesta discussão que leva ao Cine-Teatro Avenida os melhores oradores nacionais e internacionais.
VEJA PORTUGAL!
INSCRIÇÕES
De 21 a 22 de maio, a cidade de Castelo Branco espera por si!
Garanta já o seu lugar, preenchendo o formulário de inscrição disponível aqui.
PROGRAMA
Dia 21 de maio | may 21st
09h30 – SESSÃO DE ABERTURA
Atuação “As Adufeiras da Usalbi”
10h00 – Painel 1
TURISMO CINEMATOGRÁFICO – O CINEMA AO SERVIÇO DO TURISMO
O turismo cinematográfico é um fenómeno crescente em todo o mundo, impulsionado pelo crescimento da indústria de entretenimento e pelo aumento das viagens internacionais. Tem possibilitado aos destinos turísticos uma oportunidade de promoção através de séries de ficção com um alto número de espectadores e, portanto, potenciais turistas, além de possibilitar a criação de produtos inovadores.
Portugal, apesar de não estar ainda associado a um destino turístico cinéfilo ou seriéfilo, tem sido palco de rodagem de muitos filmes não só de produção nacional mas também internacional. Pretende-se avaliar neste painel de que forma potenciar a estruturação deste produto, bem como, analisar as potenciais vantagens/desvantagens que possam derivar para o destino.
Moderador
Oradores
11h30 – Painel 2
TURISMO 4.0 – PORTUGAL, HUB DE INOVAÇÃO DIGITAL
A Turismo Centro de Portugal associa-se ao Ministério da Economia, à Secretaria de Estado do Turismo e ao Turismo de Portugal, na missão de potenciar Portugal (e o Centro de Portugal) como hub global de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo.
Para este painel convidou um conjunto de especialistas nacionais e internacionais de renome, que procurarão prestar os seus testemunhos e contributos que potenciem o desenvolvimento deste hub.
Moderador
Oradores
15h00
INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO, ANA MENDES GODINHO
15h10 – Apresentação
RESERVA DA BIOSFERA: TERRITÓRIO COM VIDA
15h20 – Painel 3
PROVEREs – ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO
O PROVERE, enquanto estratégia de valorização económica de base territorial dirigido especificamente para espaços de baixa densidade, tem por objetivo fomentar a sua competitividade através da dinamização de atividades de base económica inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, tendencialmente inimitáveis do território.
Em junho de 2009, oito candidaturas na Região Centro viram reconhecida a sua estratégia através do Despacho de Reconhecimento Formal como EEC PROVERE. Convidou-se alguns dos coordenadores dos PROVERE, para uma análise do que já foi feito, dificuldades, sucessos e definição de pistas para o futuro.
Moderadora
Oradores
17h00 – Painel 4
ADN DE PROJETOS VENCEDORES – DIFERENCIAR PARA GANHAR
São muitos e diversos os projetos que têm surgido nos últimos anos em Portugal, com um capital enorme de diferenciação e de posicionamento, em particular, em termos de destinos turísticos. É o caso dos Passadiços do Paiva, do Dino Parque da Lourinhã ou das Meias-Maratonas de Castelo Branco, Évora, Coimbra, Viseu ou Douro, promovidas pela Globalsport – que em 2019, irá realizar pela primeira vez, a Maratona da Europa, em Aveiro.
Vamos procurar conhecer qual o ADN destes projetos “vencedores” e de que forma se podem replicar noutras áreas e/ou destinos.
Moderador
Oradores
20h00
JANTAR OFICIAL “VÊ PORTUGAL” E ENTREGA DOS PRÉMIOS “TURISMO CENTRO DE PORTUGAL”
Pelo terceiro ano consecutivo, o Turismo Centro de Portugal irá homenagear personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional.
Serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves” e o Concurso de Teses Académicas, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal.
Dia 22 de maio | may 22nd
09h30 – Painel 5
TURISMO NO INTERIOR DO PAÍS – ATIVOS DIFERENCIADORES
O Turismo no Interior do país é uma alternativa aos tradicionais destinos de sol e praia e representa uma opção cada vez mais interessante para zonas rurais e cidades de pequena e média dimensão.
Neste sentido, pretende-se abordar neste painel questões como as novas políticas do setor, a inovação e a sustentabilidade, além de apresentar casos de sucesso e identificar oportunidades para combater o despovoamento e o desemprego.
Moderador
Oradores
11h30 – Painel 6
TURISMO NA ORLA COSTEIRA – ATIVOS DIFERENCIADORES
Os ativos da orla costeira tem sido o mote para o surgimento de projetos turísticos diferenciadores, de norte a sul do país. É o caso das estações náuticas, do surf e do turismo de cruzeiros.
No entanto, dadas as suas fragilidades – que importa identificar e sensibilizar -, irá, igualmente, procurar analisar-se de que forma estas podem ser geridas, em particular no que respeita à relação com o turismo e com os turistas.
Moderador
Oradores
13h00
“BINÓMIO: PORTUGAL PARA VIVER, PORTUGAL DESTINO TURÍSTICO”
A análise da relação “turismo/destino”, em termos das suas principais vantagens e desvantagens, assume-se como central no panorama do setor turístico nacional.
Numa altura em que, em Portugal, já se fala de cidades com excesso de turistas, com implicações, por exemplo, no mercado imobiliário, importa analisar e dar resposta a uma série de relevantes questões, nomeadamente: Como garantir que o turismo possa continuar a crescer e a beneficiar o país? Em que medida as comunidades beneficiam do turismo? Estarão estas preparadas para lidar com o turismo e com os turistas? Como desenvolver um Portugal Turístico coeso e “por inteiro”?
Keynote Speaker
15h00 – Painel 7
LEI-QUADRO DA TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS E ENTIDADES INTERMUNICIPAIS | TURISMO
A Lei n.º 50/2018 de 16 agosto, Lei-Quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, refere no Artigo 36.º que passa a ser da “competência dos órgãos das entidades intermunicipais o desenvolvimento da promoção turística interna sub-regional, em articulação com as entidades regionais de turismo”.
Importa esclarecer de que forma se dará, na prática, esta articulação entre as diferentes organizações envolvidas na promoção turística, bem como o que prevê o Governo, a este nível, para o futuro.
Keynote Speaker
15h20 – Mesa Redonda
PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL – QUE MODELO?
A Lei 33/2013, de 16 de maio, “estabelece o regime jurídico das áreas regionais de turismo de Portugal continental, a sua delimitação e características, bem como o regime jurídico da organização e funcionamento das entidades regionais de turismo”.
No entanto, desde essa altura muito mudou na realidade turística nacional. Importa analisar os pressupostos dessa lei, à luz da nova conjuntura nacional em termos turísticos, na definição da missão e das competências das entidades regionais de turismo, bem como na sua relação com as Agências Regionais de Promoção Turística, com as Comunidades Intermunicipais, com o Turismo de Portugal e com o próprio Governo.
Moderador
Oradores
17h30 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

De 21 a 22 de maio, contamos consigo em Castelo Branco!
Até lá, acompanhe-nos em www.facebook.com/forumveportugal
Este evento no mapa
Outros eventos que podem interessar
365 dias de festa








