“Novas fronteiras, outros diálogos:  cooperação e desenvolvimento”

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), enquanto plataforma de intercâmbio, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios e as culturas ibéricas, vai promover a XXI edição do Curso de Verão subordinada ao título genérico “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”, de 6 a 9 de julho, em formato online, devido à conjuntura de crise sanitária.

O XXI Curso de Verão constará de Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo, estruturados em torno dos seguintes temas:

I.  Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade

II. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais

III. Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial

A edição deste ano contempla mais de 80 comunicações de investigadores e professores oriundos de 45 universidades e instituições dos seguintes países: Brasil, Portugal, Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Angola, assegurando-se desta forma o intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios ibéricos, tanto de Portugal e de Espanha como dos que se encontram dispersos pela América Latina ou pelo continente Africano.

Coordenado por Rui Jacinto (Univ. Coimbra) e María Isabel Martín Jiménez (Univ. Salamanca) o Curso, que conta até ao momento com 375 participantes inscritos, é creditado pela Universidade de Salamanca e faz parte da oferta de Cursos de Verão daquela Universidade sendo emitido certificado se comprovada a assistência a mais de 85% do programa.

O curso será transmitido online na página de Facebook do CEI e do canal do CEI no Youtube.

Programa detalhado e resumos das comunicações disponível Aqui