31 JANEIRO 2018
Filme do Turismo Centro de Portugal foi o terceiro mais premiado no circuito mundial em 2017

Ranking foi divulgado na gala final dos festivais de cinema de turismo, em Viena. Filme promocional da região foi terceiro entre 2.927 filmes de turismo internacionais

Terminou da melhor forma possível a participação do filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017” em festivais internacionais de cinema de turismo. Depois de onze prémios conquistados em nove festivais, o filme da região Centro foi consagrado com o terceiro lugar no pódio final, durante a gala que encerrou o circuito internacional, em Viena de Áustria.
A gala do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo reúne os filmes mais premiados ao longo do ano e anuncia o ranking final. O filme do Centro de Portugal foi o terceiro mais bem classificado entre 2927 filmes de turismo que concorreram nos vários festivais, representantes de destinos turísticos tão fortes como Espanha, França, Grécia, Turquia, Suíça, Inglaterra, Alemanha, Malásia, Eslovénia, Indonésia ou Egito, entre um total de 99 países. À frente do filme do Centro de Portugal ficaram apenas candidatos do Dubai, que ganhou o Grande Prémio, e da Áustria. Um feito verdadeiramente notável para a região portuguesa, como foi de imediato destacado por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, quando recebeu o troféu.
“Este prémio significa muito para nós. Somos de uma região que sofreu muito com os incêndios e perdemos mais de 100 vidas. Esta distinção significa uma nova esperança para as nossas gentes e para a nossa região e, claro, para o turismo no Centro de Portugal e para Portugal”, disse Pedro Machado.
O circuito internacional do CIFFT engloba 18 festivais em 15 países. O filme do Centro de Portugal, produzido pela Slideshow e realizado por Sara Reis, conquistou onze prémios em nove locais. A saber: “Grand Prix – Melhor Filme Português” e 1.º Prémio na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”, no Festival ART&TUR, Portugal (outubro de 2016); Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, Turquia (junho de 2017); “Silver Screen” no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles (agosto de 2017); “Silver Wave” na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro de 2017); Prémio Especial do Diretor do Festival, no Zagreb Tourfilm Festival, Croácia (setembro de 2017); Prémio do Presidente da Cidade de Karlovy Vary e 1.º Prémio na categoria “Filme Promocional com Tema de Viagens até 3 Minutos”, no Tourfilm Festival, República Checa (outubro de 2017); terceiro lugar no Jinzhen International Short Film Festival, China (outubro de 2017); 1.º Prémio na categoria “Filme Promocional – Região”, no FilmAT Festival, Polónia (novembro de 2017); e terceiro lugar na categoria “País, Região ou Cidade”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo de Baku, Azerbaijão (novembro de 2017).
“Que orgulho no nosso ‘Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017’ que, em Viena, recebeu a distinção de subir ao pódio dos melhores filmes de turismo do mundo em 2017. Entre 2927 filmes, de 99 países, conquistámos o 3.º prémio a nível mundial. Obrigado Slideshow pelo trabalho. Dedico-o a uma equipa fantástica do Centro de Portugal, a todas as organizações públicas e privadas que nos apoiam e connosco dividem a honra de trabalhar pelo Centro e por Portugal (CCDRC, Municípios, empresários, associações, Turismo de Portugal, CIMs, agências, entre muitos) e a uma Região resiliente e lutadora, que, solidária, se reergue da tragédia dos incêndios de 2017”, comentou Pedro Machado, no corolário de um ano de sucessos para o filme promocional da região.
Pode ver o filme multipremiado, com a duração de 2 minutos e 10 segundos, neste link: https://vimeo.com/212333872.
Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
31 JANEIRO 2018
Turismo aproxima Centro de Portugal das regiões espanholas
O Centro de Portugal e cinco regiões espanholas vão ser promovidos em 2018 como um destino comum em mercados e feiras de turismo internacionais...
31 JANEIRO 2018
Turismo no Centro de Portugal cresceu 20% em novembro
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017...