O Colégio de S. Fiel, edifício histórico alojado no sopé da serra da Gardunha – onde estudou Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina em 1949 – está disponível para ser convertido num empreendimento turístico ao abrigo do Programa Revive do Turismo de Portugal.
Este programa tem como objetivo a atribuição dos direitos de exploração a património público devoluto, procedendo à sua requalificação e valorização, promovendo a atratividade e o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos.
Localizado em Louriçal do Campo, Castelo Branco, o edifício é datado da segunda metade do século XIX e já albergou um orfanato e, posteriormente, uma escola dos Jesuítas, que o transformaram num dos melhores estabelecimentos de ensino em Portugal.
O antigo Colégio de S. Fiel colégio está inserido numa vasta propriedade arborizada e tem diversas alas de planta retangular, com dois ou três pisos e um torreão. A igreja situa-se num topo e o claustro, embora adulterado, é de inspiração franciscana.
Além de importantes laboratórios e equipamentos de ensino, o colégio possuía um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário. No colégio foi editada, em 1902, a primeira revista “Brotéria”.
O concurso público já está aberto e o prazo para submissão das candidaturas, inicialmente previsto para 19 de abril e, posteriormente, 18 de julho de 2023, foi prolongado até 6 de setembro de 2023.
ACTUALIZAÇÃO: CONCURSO CONCLUÍDO
- Duração da concessão: 50 anos
- Renda mínima anual: € 27 750,00
- Área total de construção: 17 394,00 m2
Mais informações em https://revive.turismodeportugal.pt.