Saltar para o conteúdo

Horistur vence Tourism Explorers Coimbra

25 Março 2022
Final Tourism Explorers Coimbra

Decorreu ontem a final do Tourism Explorers Coimbra, onde os empreendedores responsáveis por seis projetos turísticos tiveram cinco minutos para apresentar e consolidar as suas ideias de negócio perante um painel de jurados, que incluiu José Luís Marques (diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), Filipe Carvalho (Turismo de Portugal), Regina Pinto Lopes (Coimbra Mais Futuro – Associação de desenvolvimento local) e Ana Bela Palrilha Malo (Gabinete de apoio ao empreendedor – Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova).

O evento – que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – foi dirigido por Sandra Soares (Turismo de Portugal) e contou também com a mentoria do Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal nos bootcamps.

Houve dois projetos premiados, que vão representar Coimbra na Final Nacional do Tourism Explorers, que vai decorrer no próximo dia 31 de março, nas Caldas da Rainha: A Horistur, de Francisco Cordeiro, que foi o projeto vencedor e o Notas de Café, de Mariana Novaes, que ficou em segundo lugar.

Conheçam-nos melhor, tal como os restantes projetos participantes.

Horistur

A Horistur é uma agência de ecoturismo que ajuda os praticantes de trekking e walking (nacionais e internacionais) a descobrir de forma autónoma e sustentável os Territórios de Baixa Densidade da região de Centro de Portugal (incidência Coimbra e Serra de Sicó), através de uma oferta estruturada e personalizada de experiências (de oito dias) de caminhada na natureza, em regime de chave-na-mão (alojamento, alimentação e transfers).

É um projeto de Francisco Cordeiro – cuja equipa engloba Sónia Marques, João Ministro e Guus Aarts – e que tem como parceiros a ProActiveTur e a Aarts Wandelreizen.

“Desde a minha formação que tenho uma forte ligação à área da sustentabilidade turística dos territórios e zonas rurais de baixa densidade. Como licenciado em Ecoturismo e mestre em Gestão Sustentável do Turismo (Sustainable Tourism Management) desenvolvi algumas atividades de caminhadas no Algarve e
Rota Vicentina”, afirma Francisco.

“Mas como residente na região Centro (Figueira da Foz) e conhecedor dos territórios de baixa densidade e das suas potencialidades para a prática de caminhadas decidi avançar com este projeto. E para esse avanço em muito contribuiu o apoio da agência de turismo sustentável (Algarvia) ProActiveTur, a Aarts Wandelreizen (Operador turístico Holandês) e a Sónia Marques, parceira na vida e em especial nas caminhadas”.

Notas de Café

O “Notas de Café – Specialty Coffee & Cultural Space” é uma proposta de cafetaria que vem ajudar os apreciadores de café a terem acesso a produtos e serviços de cafetaria de melhor qualidade e que buscam uma maior variedade de produtos e cafés. Um objetivo garantido através de um atendimento mais personalizado e da oferta do chamado “café de especialidade”, uma qualidade de café superior às marcas mais comerciais porque é um “produto selecionado, de origem sustentável, mais saudável e, por isso, tem atributos sensoriais (paladar e aroma) superiores”.

É um projeto de Mariana Novaes e Fernando França.

“Queremos também que este seja um espaço para celebrar a cultura musical dos países da CPLP, junto com o café de especialidade dessas origens. Para isso, vamos associar ao serviço de cafetaria a uma programação cultural, a workshops com degustação e um espaço de co-work para trabalho e estudo. Por fim, queremos que o Notas de Café seja, além de ser uma opção para as pessoas virem relaxar, se divertir e tomar um café bem cheiroso e saboroso, queremos que se sintam à vontade para vir estudar ou trabalhar na nossa cafetaria. Queremos criar um ambiente apropriado tanto para o lazer como também para o trabalho, a depender somente da necessidade momentânea dos nossos clientes”, afirma Mariana.

“O Notas de Café é um sonho maluco meu, que sou museóloga, e do Fernando, meu parceiro nesse negócio e na vida, que é engenheiro de Software. Tudo começou quando nós dois fizemos um curso de barista em 2018, em Curitiba, no Brasil. O Fernando sempre foi um apaixonado por café e eu, até aquela altura, nem gostava tanto assim da bebida. Quando o Fernando veio com a ideia de fazer essa formação, só porque sim, eu achei o programa do curso superinteressante e quis participar também. Só de curiosidade mesmo. O resultado desse curso foi que descobri que eu não gostava de café porque sempre consumia os piores produtos que nos oferecem nas prateleiras dos supermercados. Minha relação com o café mudou completamente desde então e passei a ser uma amante dessa bebida, de toda a sua história (uma vez museóloga, sempre museóloga) e da sua capacidade de reunir pessoas para uma boa conversa”.

PTrip

A PTrip é uma plataforma digital que permite aos jovens adultos conhecerem a Região Centro de Portugal. O objetivo da aplicação é proporcionar experiências integradas, com base num orçamento e tempo pré-definidos. A viagem é planeada para corresponder aos gostos do público-alvo, fazendo com que a mesma seja marcada por uma ou várias atividades diferenciadoras, organizadas pela própria empresa. Todas as opções incluem alojamento, restauração e atividades turísticas, marcadas pelo conceito alternativo.

É um projeto de Eduarda Alagoa, Beatriz Valentim e Catarina Vidal.

“A nossa equipa é composta por três elementos que sempre gostaram de planear viagens, por isso procurámos uma solução para facilitar este processo. Hoje em dia, nós enquanto jovens adultos, procuramos alojamentos e atividades fora do comum, então decidimos encontrar uma solução para integrar os dois. A maior vantagem da nossa equipa é a diversidade de conhecimentos, uma vez que a Eduarda Alagoa é licenciada em Turismo e atualmente, discente do Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, a Beatriz Valentim é discente do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e a Catarina Vidal é discente do Mestrado em Gestão Empresarial”.

Re-Evolution

A Re-Evolution é uma plataforma que garante benefícios nas viagens/estadias aos seus utilizadores, recompensando-os pela adoção de práticas sustentáveis. Os seus utilizadores escolhem as entidades através da plataforma e podem ter descontos no alojamento, se cumprirem com as regras sustentáveis que forem definidas. 

É um projeto de Jorge Marques e Cleópatra Quaresma.

“A nossa plataforma tem vários objetivos: consciencializar as pessoas para práticas sustentáveis, fazer com que as pessoas tenham atividades sustentáveis durante as suas viagens, dar a informação mais fiável para todos os nossos clientes e, obviamente, beneficiar todos aqueles que optarem por práticas sustentáveis”.

Este projeto de autoria de dois jovens de 17 anos – a equipa mais jovem a participar no Tourism Explorers Coimbra – tem uma história por trás, a qual podem conhecer no nosso artigo “A equipa mais jovem do Tourism Explorers Coimbra quer revolucionar o turismo sustentável“.

Info FEEL

A Info FEEL é uma agência de viagens premium que terá pacotes de experiências exclusivas para um segmento de clientes de luxo, com ofertas turísticas originais, diferenciadas e que permitam a sua personalização e unicidade. A proposta de valor incide na personalização da oferta, na originalidade e no acompanhamento da experiência de cada turista, assim como em parcerias distintivas e exclusivas com as PME turísticas locais. O projeto foi idealizado para responder aos problemas relacionados com a sazonalidade assim como a dispersão territorial da oferta e a experiência do turista na Região Centro.

É um projeto de António Pedro Rosa e a Paula Amaral.

“Eu e a Paula Amaral participámos no programa de Ideação do Tourism Explorers onde nos conhecemos e formámos uma equipa para desenvolver uma ideia de negócio que posteriormente evoluiu para a fase de Aceleração. O que nos motivou a entrar neste desafio, foi o facto de ser numa área em franca expansão e aposta futura para o desenvolvimento económico da região centro, bem como do país. A curiosidade pelo empreendedorismo e as ideias próprias sobre o Turismo e como podemos potenciar a região de forma ampla e diferenciada, levou-nos até à participação neste programa. Concluímos o TE22 de forma bastante positiva, destacando a aprendizagem e o companheirismo de todos os participantes”.

O Tourism Explorers é um programa de criação e aceleração de startups do setor do turismo, organizado pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal.

Na nossa página do Facebook foi publicado um álbum com fotografias suplementares deste evento.