Saltar para o conteúdo

O concurso de teses de mestrado e de doutoramento é promovido pelo Turismo Centro de Portugal desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento.

Podem concorrer, na categoria Mestrado, todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional.

Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um Júri Final vai determinar os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.

Teses premiadas:

1ª Edição / 2017 (teses de 2015 e 2016)

Mestrado:Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica”, de autoria de André Inácio Teixeira Pedrosa
Doutoramento:Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas”, de Joana Inês Silva de Lima

2ª Edição / 2018 (teses de 2017)

Mestrado: “O Turismo acessível e as empresas de animação turística em Portugal Continental”, de autoria de Liliana Catarina Cruz Saraiva
Doutoramento: “A Mesa entre os Homens – Comensalidade e Gastronomia nos textos bíblicos – Um discurso para os nossos tempos”, de autoria de José Luís Pimentel Lavrador.


3ª Edição / 2019 (teses de 2018)

Mestrado:Turismo acessível: a importância da formação na alteração das atitudes“, de autoria de Nuno Cunha Leal.
Doutoramento:A Satisfação Turística: Uma Análise aos Turistas Estrangeiros que Visitam os Centros Históricos em Portugal“, de autoria de Ana Sofia Duque.

4ª Edição / 2020 (teses de 2019)

Mestrado: “O Papel da Quarta Revolução Industrial no Turismo Acessível: Estudo e Conceptualização de uma Aplicação WEB”, da autoria de Pedro Miguel Beleza Teixeira.
Doutoramento: [Não se realizou]

5ª Edição / 2021 (teses de 2020)

Mestrado: “Fatores Críticos de Sucesso em Estabelecimentos Hoteleiros: o Caso das Pestana Pousadas de Portugal”, da autoria de Ana Martins Maia.
Doutoramento: “Sistemas de Gestão de Destinos Turísticos: Contribuições para a sua Adoção e Implementação”, de João Pedro Estêvão.