PROMOTORES: Fábrica de Startups e Turismo de Portugal
WEBSITE: Tourism Explorers
REDES SOCIAIS: Facebook / Instagram / Youtube
EDIÇÕES: 5
O Tourism Explorers é um programa de criação e aceleração de startups do setor do turismo, que tem como objetivo apoiar startups no desenvolvimento de negócios no sector do turismo com base em “ideias inovadoras e disruptivas”.
O programa decorre em simultâneo em várias cidades do país. A melhor equipa de cada cidade vai à Final Nacional. Excecionalmente, o segundo classificado regional pode também ser selecionado para a Final Nacional, onde os finalistas são avaliados por um júri de especialistas da área do turismo e investidores, que decidem o vencedor do Tourism Explorers.
O programa tem duas fases: A de Ideação e a de Aceleração, ambas com inscrição gratuita.
Fase de Ideação
A Fase de Ideação visa transformar uma ideia num negócio, partindo de um desafio específico do setor do Turismo. Envolve três dias de bootcamps e as melhores equipas serão selecionadas para a fase de Aceleração.
“Serão três dias de formação onde vais poder criar uma equipa de trabalho, com outras pessoas que querem desenvolver negócios na área do Turismo. Se estás à procura de uma equipa ou de uma ideia de sucesso na área do turismo, a Ideação é para ti”, informa a organização.
Fase de Aceleração
A Fase de Aceleração consiste em seis dias de bootcamps com acesso a sessões de mentoria com especialistas do turismo e workshops, que vão ajudar a definir a melhor estratégia para o negócio e adaptá-lo ao mercado do turismo.
“Cada projeto terá a oportunidade de validar o seu modelo de negócio de forma a validar o seu valor no mercado. Se tens uma equipa de dois a quatro elementos e uma ideia de negócio em desenvolvimento, então a aceleração é para ti”.
Objetivos
“Temos como principais objetivos a capacitação de empreendedores no setor do turismo para o desenvolvimento de novos negócios e crescimento dos mesmos, valorizando Portugal e os seus destinos turísticos. Pretendemos reduzir as assimetrias regionais e possibilitar às pessoas encontrar uma equipa, desenvolver novas ideias e criar o seu negócio de sucesso em qualquer região do país”.
Números do Tourism Explorers
Ao longo das quatro edições, o Tourism Explorers contou com 2549 candidaturas, que envolveram 449 startups e 1820 participantes. 60% das startups estão ativas, 13% internacionalizaram-se e 23% tiveram investimento.
Edições anteriores
2021/22
Vencedor: VOY (Lisboa)
Finalistas do Centro: QUINZE (Caldas da Rainha), RIS (Caldas da Rainha), Horistur (Coimbra), Notas de Café (Coimbra)
2020/21
Vencedor: Zoomguide (Aveiro)
Finalistas do Centro: Boser (Caldas da Rainha), Foge Comigo Por Portugal (Coimbra), TRASSI (Covilhã), B-learning Gastronomia Beirã (Viseu)
2019/20
Vencedor: Teamy (Lisboa)
Finalistas do Centro: Ecobike 4.0 (Aveiro), Fiestafinder (Caldas da Rainha), Roadloop (Coimbra), Sneat (Covilhã)
2018/19
Vencedor: Wicked Cat Interactive (Covilhã)
Finalistas do Centro: HotelTech (Aveiro), Bag Plug & Go (Coimbra), Glamping Lagoon (Caldas da Rainha), Try Portugal (Fundão), Visit Foods (Leiria)
2017/18
Vencedor: Sailside (Porto)
Finalistas do Centro: West Side Stories (Caldas da Rainha), New Explore (Castelo Branco), WeGuide (Coimbra)