Nesta rubrica damos a conhecer histórias de empreendedorismo turístico na zona Centro de Portugal.
As reportagens visam, essencialmente, dar a conhecer todo o percurso empreendedor por trás da implementação de um negócio de sucesso e/ou inovador no sector do turismo. Da mera ideia de negócio, aos passos até à sua materialização, à atual situação no mercado.
Partilhamos histórias de resiliência, sonhos e jornadas sem horizonte definido onde, tal como Lao Tzu vaticinou há dois milénios e meio, o primeiro passo é sempre o mais difícil: decidir abandonar a zona de conforto e mudar de vida. Conheçam alguns daqueles que ousaram dar esse primeiro passo.
A rubrica visa ilustrar, promover e inspirar o espírito empreendedor e, simultaneamente, o potencial turístico da Região Centro.
Dois irmãos decidiram transformar a casa de férias da sua infância num idílico empreendimento turístico. Na companhia omnipresente da mãe, idealizaram e materializaram um alojamento junto ao oceano que desafia a palavra sazonalidade.
Conheça a história da Casa dos Cogumelos, uma das casas que mais curiosidade (e disparos fotográficos) desperta na Figueira da Foz.
Dois empreendedores fundaram uma startup com uma equipa jovem que quer revolucionar a forma como as empresas acedem aos apoios financeiros e fundos comunitários em Portugal. Com recurso à inteligência artificial, prometem eliminar burocracias, automatizar procedimentos e até gerar e submeter candidaturas. Tudo isto, garantem, através de um processo muito mais fácil, rápido e barato. Esta é a história da Granter.ai.
Quatro amigos percorreram o Centro de Portugal para conhecer as práticas sustentáveis dos hotéis. Identificaram um problema grave na gestão de recursos, danosa para os empreendimentos e para o planeta.
Decidiram criar uma solução e lançaram uma startup que permite aos hotéis não apenas monitorizar e otimizar a gestão de água e energia, como motivar os próprios hóspedes a assumir comportamentos sustentáveis.
Venceram imensos prémios e querem tornarem-se o padrão de referência no setor da sustentabilidade na indústria hoteleira em Portugal.
Esta é a história da Noytrall.
André Pinto e Marta Domingos trocaram o mar pela serra e apostaram tudo na área do curso onde se conheceram: Turismo. Idealizaram um empreendimento com um conceito singular, cativante e com uma identidade muito própria. Implementaram-no em Belmonte, a terra de infância de André, e polvilharam-no com experiências. Viagens de jipe pelos trilhos da montanha, um hot tub exterior aquecido a lenha, massagens panorâmicas, um fire pit, piqueniques nos penedos, uma piscina infinita e até “viagens no tempo”. E tu isto acontece a partir de uma casa onde mora uma incrível coincidência.
No fatídico dia 15 de outubro de 2017, houve 440 incêndios ativos em Portugal que provocaram 50 vítimas mortais e destruíram, total ou parcialmente, 1.483 casas. Esta é a história de uma delas: a Casa Grande de Loureiro, um empreendimento familiar de agroturismo cuja família fez renascer este ano das cinzas.
Alice Luxo e Rafaella Awazu são duas mulheres de Coimbra que decidiram criar uma rota que dá a conhecer as vivências de Santo António na cidade. Fomos percorrê-la com elas. Passo a passo, quilómetro a quilómetro, conhecemos todas as histórias da rota e, simultaneamente, do seu próprio trajeto empreendedor.