12 FEVEREIRO 2019
Carnaval no Centro de Portugal: onde 1 dia é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais!

Já cheira a Carnaval no Centro de Portugal! Um pouco por toda a região, preparam-se as festividades carnavalescas. Conheça os melhores Entrudos da região!

Numa altura em que os rigores do inverno dão sinais de querer abrandar, e em que os aromas e as cores da natureza anunciam que a Primavera está mais próxima, começam os preparativos para o Carnaval! Um pouco por todo o mundo de matriz cristão, foliões escolhem os trajes mais festivos – e as máscaras mais irreverentes – para uma época em que tudo, ou quase, é permitido e em que ninguém leva a mal!
O Centro de Portugal não foge à regra. É, aliás, neste território que se celebram alguns dos mais populares Carnavais do nosso país. Desde aqueles que arrastam multidões, até aos mais tradicionais, há muito por onde escolher.
Veja aqui uma seleção, que não é exaustiva, das opções para todos os gostos que o Centro de Portugal lhe oferece.
Carnavais populares pelo litoral…
    
Fotos: Carnaval de Torres Vedras
Quando se começa a subir o território do Centro de Portugal, o Carnaval de Torres Vedras, com as célebres matrafonas, é uma atração obrigatória há muitos anos. “Made in Portugal” é o tema da edição deste ano daquele que é apelidado de “Carnaval mais português de Portugal” e que, entre os dias 1 e 6 de março, apresenta um programa recheado de diversão e muitas novidades. O corso escolar, os corsos diurnos e noturnos, o Arraial Fest e a música nos palcos espalhados pela cidade são alguns dos destaques da edição de 2019. Durante 6 dias, Torres Vedras é a capital da diversão! Mais sobre o Carnaval de Torres Vedras em https://goo.gl/E3XVjF.
Subindo pelo litoral da região, encontramos a Nazaré, onde o Carnaval atrai também muitos foliões. O Carnaval da Nazaré 2019 tem como mote a expressão nazarena “Menes c’a ninguém”. Além dos habituais desfiles, com grupos de foliões, há bailes nas coletividades da Nazaré, que já começaram no início de fevereiro. Mais sobre o Carnaval da Nazaré em https://goo.gl/gj9RVf.
Ali muito perto, o Carnaval de Alcobaça também merece bem uma visita. Este ano o tema é o Circo. De 28 de fevereiro a 6 de março, têm lugar festejos carnavalescos por todo o concelho, que animam toda a comunidade e os visitantes. Uma tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça oferece um programa dedicado a todos os públicos. Mais sobre o Carnaval de Alcobaça em https://goo.gl/3Hsssh.
Grande animação é também o que aguarda os visitantes do Carnaval de Buarcos-Figueira da Foz. Um dos momentos mais aguardados já aconteceu, no dia 9, quando as três Escolas de Samba participantes apresentaram os Samba Enredo deste ano. A chegada dos reis do Carnaval , o Carnaval Infantil e o desfile noturno das escolas de samba são outros pontos altos das festividades, além dos corsos de Domingo e Terça-Feira. Mais sobre o Carnaval de Buarcos em https://goo.gl/w5nwFR.

Foto: Carnaval de Buarcos – Figueira da Foz

Um dos Carnavais com mais tradição na região é o Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada. Esta ano, a Rainha Inês Simões e o Rei Igor Marchesi são as figuras do Carnaval mais brasileiro do país. A organização promete que será um dos melhores de sempre! Mais sobre o Carnaval da Mealhada em https://goo.gl/Yw3SUj.
Continuando a subir pelo Centro de Portugal, destacam-se o Carnaval de Ovar e o Carnaval de Estarreja. Os dois concelhos vizinhos partilham o gosto das suas populações pelo Carnaval e, de ano para ano, ambos se esmeram em oferecer festas inesquecíveis.
A cidade de Estarreja já fervilha com a animação da época. O Sítio do Carnaval abre no dia 22 e a partir daí há atrações quase todos os dias, como o Carnaval infantil, as marchas luminosas e o desfile noturno. Mais sobre o Carnaval de Estarreja em https://goo.gl/c11HTW.
Foto: Carnaval de Ovar
Em Ovar, o Carnaval arrancou no dia 9 de fevereiro, com um Desfile de Carnavais Ibéricos, e prolonga-se até 5 de março, com muita animação e folia. Os visitantes podem assistir ao Carnaval das Crianças, à Noite da Farrapada, ao Desfile Noturno das Escolas de Samba e à Grande Noite Mágica, entre outros momentos emblemáticos. Mais sobre o Carnaval de Ovar em https://goo.gl/LPWFXH.
… e Carnavais tradicionais no interior da região
Mais afastados do litoral há Carnavais tradicionais, cuja autenticidade e diversidade os torna especiais junto dos visitantes.
Em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, acontece um Carnaval diferente, em que desfilam em despique dois bairros da vila, o Paço e o Rossio. As duas marchas carnavalescas percorrem as ruas, na Terça-Feira de Carnaval, e entram em despique no cruzamento principal. A marcha que cantar e dançar com mais alegria é a vencedora. Mas há mais tradições neste Carnaval singular, que pode consultar em https://goo.gl/P9jDUx.

Foto: Carnaval de Canas de Senhorim

Já o Carnaval de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, distingue-se pela tradicional “Dança dos Cús”: ao terceiro compasso da música – uma valsa tocada pela filarmónica – os pares, divididos em duas filas, viram-se para o centro e chocam os traseiros. Uma forma espontânea e divertida de brincar ao Carnaval e que é uma tradição de séculos. Mas há mais neste Carnaval, como pode ver em https://goo.gl/WP2aQM.
Nas Aldeias do Xisto de Góis, na Serra da Lousã, tem lugar outro Carnaval diferente. Aqui, o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto. Os mais criativos e engenhosos usavam uma máscara feita a partir de cortiça, a imagem de marca da iniciativa que ainda hoje acontece. Recuperada pela Lousitânea, esta tradição anima as ruas de Aigra Novas e das aldeias vizinhas todos os anos no Carnaval. A iniciativa decorre no dia 3 de março, a partir das 08h30. A Aldeia do Xisto de Aigra Nova é o ponto de partida para a Corrida do Entrudo, o momento alto do dia, em que os foliões vão passar pelas aldeias da Pena, Cerdeira, Esporão e Ponte Sotão. Ao longo do percurso, tudo lhes é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as velhas e seduzir as novas. Mais sobre esta iniciativa em https://goo.gl/jaGtxe.
No concelho de Ílhavo, há outro Carnaval que vale a pena conhecer. Todos os anos, na aldeia de Vale de Ílhavo, primeiro no Domingo Gordo e depois no dia de Carnaval, sai à rua um grupo de mascarados, conhecido como Cardadores – icónicas figuras desta localidade. Os Cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o tratamento, na fiação e tecelagem, de lã ou linho. A sua preparação, que é efetuada através de um sigiloso processo de iniciação juvenil, inclui desde a execução das máscaras à aprendizagem dos rituais a ter durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros que lhes são característicos. Mais informações sobre o Carnaval de Vale de Ílhavo em https://goo.gl/Gf9uin.
Também diferenciador é o Carnaval da Guarda. Entre 28 de fevereiro e 4 de março, o GuardaFolia apresenta uma série de propostas para animar a cidade mais alta do país. A programação deste ano conta com Teatro de Revista, com João Baião e Marina Mota; Desfile de Carnaval das Escolas; Fun Run; Desfile e Julgamento do Galo; as Tabernas do Entrudo; e ainda o humor de Salvador Martinha. O destaque via, claro, para o Desfile e Julgamento do Galo do Entrudo, um espetáculo que tem vindo a marcar a diferença nos programas de Carnaval de todo o país. Mais pormenores em https://goo.gl/ZT3vYU.
Descrever todos os Carnavais que acontecem no Centro de Portugal tornaria este artigo demasiado extenso. Afinal, esta é uma região com 100 municípios. Além dos mais famosos, há desfiles e festas em locais tão diversos como Caldas da RainhaCovilhã (Carnaval na Neve), Figueiró dos Vinhos, Fundão, Mêda, Mira, Mira de Aire, Oleiros, Peniche, Proença-a-NovaSabugal… e muitos, muitos mais. Escolha um, ou mais do que um, e divirta-se!
Vista-se a rigor, e venha viver o Carnaval no Centro de Portugal! Mas venha com tempo! Porque aqui, “1 dia é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”!
Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
31 JANEIRO 2018
Turismo aproxima Centro de Portugal das regiões espanholas
O Centro de Portugal e cinco regiões espanholas vão ser promovidos em 2018 como um destino comum em mercados e feiras de turismo internacionais...
31 JANEIRO 2018
Turismo no Centro de Portugal cresceu 20% em novembro
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017...